Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 332 anos

Prefeito reinaugura Armazém da Família Caiuá, agora com setor de frutas e verduras

Prefeito Eduardo Pimentel acompanhado do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, da Diretora do Instituto Comida do Amanhã, Juliana Tângari e outras autoridades, reinaugura o Armazém da Família Caiuá . Curitiba, 28/03/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel reinaugurou, nesta sexta-feira (28/3), o Armazém da Família Caiuá, no bairro São Miguel, com uma estrutura modernizada e ampliada, destinada a oferecer gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza a preços mais acessíveis que no varejo. A grande novidade é o setor de hortifrúti, com 90m² dedicados exclusivamente à oferta de frutas e verduras frescas da agricultura familiar.

O prefeito destacou a importância do programa Armazéns da Família para a população, ressaltando a inovação implementada na unidade Caiuá. 

"O Armazém da Família é um programa essencial para garantir alimentação de qualidade a preços acessíveis. Com essa nova estrutura, ampliamos o acesso a produtos frescos da agricultura familiar, promovendo também a segurança alimentar da nossa população", afirmou o prefeito. Ele também enfatizou que a reinauguração faz parte das comemorações do aniversário de 332 anos de Curitiba.

Eduardo ressaltou a inclusão de produtos como repelentes, que contribuem para a campanha de combate à dengue. "Os repelentes estão disponíveis nos Armazéns da Família por apenas R$ 7,99. Pedimos à população que se proteja e também ajude na campanha mantendo terrenos limpos e evitando o acúmulo de água parada", destacou.

Durante a solenidade, houve a assinatura do Acordo de Cooperação para Cidades Mentoras do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa), com a presença de Juliana Tângari, diretora do Instituto Comida do Amanhã.

Nova estrutura

Com 430m², a unidade agora conta com três pontos de vendas e um total de 340 itens à disposição dos beneficiários do programa. Em 2023, o Armazém da Família Caiuá realizou 27.872 atendimentos, beneficiando mais de 15 mil famílias.

A unidade passou por reformas desde 27 de março de 2024, incluindo a troca do telhado e a ampliação do espaço físico. As obras foram conduzidas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. O secretário Luiz Fernando Jamur, ressaltou a importância da reinauguração para a comunidade. “As obras transformaram esse importante espaço em uma unidade moderna, com acessibilidade e sustentável, com energia fotovoltaica e novas áreas de atendimento”, afirmou Jamur.

Agricultura familiar

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, reforçou a inovação do novo setor de hortifrúti, que conta com uma área exclusiva para produtos da agricultura familiar.

"Estamos trazendo mais qualidade e diversidade para os consumidores. O novo setor fortalece a produção local e garante que os beneficiários tenham acesso a alimentos frescos e saudáveis", destacou Leverci. 

Ele também mencionou a nova Fazenda Urbana da CIC, localizada ao lado do Armazém, e a assinatura do projeto Conexão Alimentar, que prevê a instalação de infraestruturas sob 20 quilômetros de linhas de transmissão.

Durante a solenidade, os participantes degustaram geleias da Di Helena e sucos fornecidos pela Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí, Itapetininga e Região. O evento também contou com a apresentação da banda regional É Choro Que Eu Vou.

Nova Fazenda Urbana

O prefeito também aproveitou a ocasião para visitar as obras da Fazenda Urbana da CIC, onde realizou o plantio simbólico de uma muda de alface crespa. No local, já é possível identificar a estrutura administrativa, o espaço de coworking, o auditório e a Escola de Segurança Alimentar. Também estão montadas duas estufas. A inauguração está prevista para final de junho.

Presenças

Participaram da reinauguração o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o deputado estadual Alexandre Amaro; o administrador da Regional CIC, Rudimar Fedrigo; a superintendente da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Simone Amaro; os diretores da secretaria, Felipe Thiago de Jesus, José Marciano Alves Bezerra e Alexandre Teider Rocha, e vereadores.