Nesta terça-feira (14/1), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, recebeu no Palácio 29 de Março o presidente do Instituto Municipal de Turismo, José Luiz Velloso, e o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes Santos, para discutir estratégias de fortalecimento do setor turístico na capital paranaense e no Estado.
“Nos últimos oito anos, avançamos muito, principalmente no mercado internacional, e agora vamos investir também no mercado nacional. Curitiba tem estrutura e potencial para ser um dos principais destinos do Brasil, para isso vamos ampliar nossas parcerias”, afirmou o prefeito.
Durante o encontro, foram debatidas iniciativas para atrair grandes eventos à cidade, ampliar a presença de Curitiba no mercado nacional e internacional e a possibilidade de implantação do sistema tax free em Curitiba e outras grandes cidades turísticas do Paraná.
Marcelo Martini, diretor de Operações no Viaje Paraná, apresentou a proposta da implantação do tax free em Curitiba e os benefícios que a ação traria. O tax free é um sistema que permite a turistas estrangeiros obter reembolso de impostos, em forma de cashback, pagos sobre compras realizadas no país, incentivando o consumo e tornando o destino mais atrativo economicamente.
Um estudo será realizado em parceria entre os destinos paranaenses interessados na implantação do sistema e o Viaje Paraná. O prefeito concordou em Curitiba integrar os estudos de viabilidade.
Segundo Irapuan Cortes Santos, o Viaje Paraná também tem desempenhado um papel importante na promoção dos destinos turísticos do Estado. Com mais de 10 mil agentes de viagens treinados, o serviço social autônomo trabalha para otimizar custos e fortalecer a presença do Paraná em feiras internacionais. “A participação conjunta de Curitiba, Foz do Iguaçu e outros destinos do Estado em estandes únicos tem gerado resultados positivos”, garantiu.
Pimentel também reforçou a estratégia de turismo metropolitano. “Vamos trabalhar para ampliar a estada dos turistas que visitam a região. Curitiba já é um destino consolidado internacionalmente, com destaque em mercados como Barcelona e México. Agora, é hora de investir na presença nacional e fortalecer nossa posição em todo o Brasil”, concluiu.
Também participaram da reunião o gestor de Turismo do Instituto Municipal de Turismo, Leonardo Camargo; o diretor de Promoção Comercial do Viaje Paraná, Eduardo Aguiar; e o assessor especial da presidência, Daltron Neto.