Nesta quinta-feira (21/11), o prefeito Rafael Greca recebeu, no Palácio 29 de Março, o Senador da República da Polônia, Bogdan Borusewicz, em uma visita de cortesia. Durante o encontro, o prefeito destacou a influência cultural dos imigrantes poloneses em Curitiba, reconhecendo a cidade como "a mais polonesa das cidades brasileiras".
Greca relembrou a histórica visita do Papa polonês Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II, a Curitiba nos anos 1980. O evento reuniu 1 milhão de pessoas em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, e marcou a inauguração do Bosque do Papa, local que homenageia a imigração polonesa com casas típicas de madeira do século 19 e preserva a memória da passagem do pontífice pela cidade. "Hoje, o Bosque do Papa é um dos locais de lazer mais frequentados pelos curitibanos e um símbolo da nossa conexão com a Polônia", destacou o prefeito.
Greca também enfatizou os laços históricos e culturais entre Curitiba e a Polônia. “Nossa cidade é um verdadeiro mosaico de culturas, e os poloneses tiveram um papel essencial na formação de nossa identidade. A presença de suas tradições e valores é um exemplo vivo de como a imigração enriquece nossa sociedade”, afirmou.
O senador Bogdan Borusewicz expressou sua satisfação em conhecer Curitiba e o prefeito Rafael Greca, mencionando que já havia recebido diversas recomendações para visitar a cidade. Como gesto de cortesia, Greca presenteou o senador com seu livro Curitiba – Luz dos Pinhais.
A visita contou com a presença do embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Cieszkowski; da cônsul da Polônia no Paraná, Marta Olkowska; e do assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó.