Nesta quarta-feira (29/5), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu em seu gabinete a vice-prefeita de Telêmaco Borba, Rita Mara Araújo, que fez a entrega do convite de formatura da primeira turma da Guarda Municipal de Telêmaco Borba. Durante seis meses, a corporação foi capacitada pelo Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, por meio de um termo de cooperação técnica entre os municípios. A cerimônia ocorrerá no dia 13 de junho, no município dos Campos Gerais.
Ao todo, 24 profissionais foram treinados pela Guarda Municipal de Curitiba e estão aptos para atuar na proteção da população e do patrimônio histórico e cultural da cidade de Telêmaco Borba.
"É com imensa alegria que eu recebo o convite para comparecer à formatura dos primeiros 24 guardas municipais da cidade. Desejo que Telêmaco Borba seja cada vez mais progressista, segura, bem equipada com tecnologias e com a vontade da administração em fazer o bem. Nós somos o bem que fazemos. Viva Telêmaco Borba, viva o Paraná e viva Curitiba”, disse Greca.
A vice-prefeita agradeceu pela parceria e pela formação técnica oferecida pela Prefeitura de Curitiba. "Telêmaco Borba tem toda a gratidão ao prefeito Rafael Greca e a toda a equipe que instruiu nossos guardas municipais. A Prefeitura de Telêmaco está muito honrada em entregar ao povo da cidade nossos primeiros 24 guardas municipais após as mais de 900 horas de formação. Muitos projetos serão desdobrados a partir de agora", disse Rita Mara Araújo.
Durante o encontro, o prefeito Rafael Greca presenteou a vice-prefeita Rita Mara e seu marido, também ex-prefeito de Telêmaco Borba, Eros Araújo, com um exemplar do livro "Paranismo", do professor e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, o maior especialista no movimento intelectual e artístico da década de 1920 que exaltava a identidade paranaense. A obra foi publicada pela Fundação Cultural de Curitiba.
Curso de Formação
O curso de formação técnico-profissional para a Guarda Municipal de Telêmaco Borba, ofertado pela Guarda Municipal de Curitiba, teve início em dezembro de 2023 com o objetivo de formar agentes de segurança para atuar na proteção da população e do patrimônio histórico e cultural da cidade. A capacitação inclui 932 horas/aula em modalidade presencial, abrangendo 27 disciplinas teórico-práticas como Direito Constitucional, Direitos Humanos, Sociologia, Antropologia, Técnicas de Postura e Disciplina, Defesa Civil e Técnicas de Utilização de Armas e Equipamentos Menos Letais.
Os custos de transporte, estadia e alimentação dos servidores de Curitiba foram integralmente assumidos pela Prefeitura de Telêmaco Borba. O curso foi promovido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), Superintendência da Guarda Municipal, Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba e Prefeitura de Telêmaco Borba.
O Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba capacita, além de servidores de Curitiba, servidores da Região Metropolitana e de todo o Paraná. Além da formação técnico-operacional, o Centro também se destaca na formação e desenvolvimento de projetos e programas sociais, com uma formação humanizada e de proximidade com a comunidade.
Presenças
Participaram do encontro o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; a diretora do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, inspetora Cleusa Pereira; o ex-prefeito de Telêmaco Borba, Eros Araújo; o chefe de Divisão de Segurança Pública e Trânsito de Telêmaco Borba, Jorge Vella Junior; e o assessor de Comunicação da vice-prefeita Rita Mara, Filipi Oliveira.