Um espaço inédito para coworking pedagógico na educação pública brasileira foi entregue em Curitiba nesta quinta-feira (2/5) pelo prefeito Rafael Greca, dentro da Universidade Livre do Professor, na CIC. O investimento da Prefeitura foi de R$ 137,5 mil no Coworking da Inovação, que beneficia professores e estudantes.
Tem impressora 3D, cortadora laser, entre outros equipamentos que integram o ecossistema de inovação da cidade educadora e permite o desenvolvimento de pesquisas, compartilhamento de experiências e recursos, além de servir como ambiente incubador de ideias. Essa é mais uma das ações que refletem o zelo com a Educação.
“Prometi trazer aos curitibinhas a cultura da inovação, e este coworking é mais um exemplo disso, como nossos faróis. A vontade de avançar é o que nos torna seres humanos capazes”, disse o prefeito.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que os profissionais da rede municipal de ensino podem acessar o espaço por meio de ações de formação continuada e mentoria, desenvolvendo projetos a partir de questões pedagógicas e curriculares. “É um espaço disruptivo de colaboração, formação, pesquisa e prática, no qual os professores podem desenvolver novas metodologias”, pontuou.
Para mostrar o potencial do novo espaço, estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato (CIC) apresentaram um trabalho sobre o mosquito da dengue, seus hábitos, como combater a doença e os sintomas que apresenta.
“É muito importante compartilhar o que a gente aprende”, disse Valentina Varela, jornalista mirim da unidade. “Gosto muito de participar dos projetos da escola como este (Jornalistas Mirins) e de trabalhos em grupo”, contou a menina, do 5º ano do Ensino Fundamental.
Ela contou que o interesse na transmissão da dengue surgiu depois que um colega da escola teve a doença.
O Projeto Jornalistas Mirins é uma das ações da Gerência de Inovação Pedagógica e promove o uso das tecnologias e mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem. O Projeto explora de forma contextualizada a leitura, a escrita e a oralidade. Este ano são 51 escolas e 76 professores envolvidos.
Innovate Curitiba
Durante a solenidade, o prefeito e o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, entregaram 46 livros Innovate Curitiba à Educação e 22 exemplares à Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Os livros irão para os Faróis do Saber, para o novo Coworking e para Casas da Leitura da FCC.
O livro Innovate Curitiba foi lançado pelo prefeito em março, na 5ª edição do Smart City Expo Curitiba. É um portfólio de divulgação global das empresas e iniciativas inovadoras da capital paranaense.
O Innovate Curitiba é uma das ações do Invest Curitiba, programa internacional de atratividade econômica da Prefeitura e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O projeto Innovate teve o apoio da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e TI.
Curitiba é a primeira cidade da América do Sul a integrar o Innovate World, que já impulsiona outras 60 cidades de sucesso em inovação no mundo, como Dubai (Emirados Árabes Unidos), Toronto (Canadá) e Chicago (Estados Unidos). A publicação, em inglês, apresenta cases de sucesso da cidade e das empresas curitibanas, especialmente das integrantes do programa Tecnoparque da Prefeitura, e será importante ferramenta para atrair novos investimentos e oportunidades à cidade.
Caderno de robótica
Também foi lançado o caderno Programação e Robótica na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, material que aborda a evolução e os marcos históricos da robótica, desde as lendas antigas sobre seres autômatos até as invenções de sistemas autônomos por Arquitas de Tarento e o desenho de um autômato humanoide por Leonardo da Vinci.
O caderno aborda a evolução das linguagens e programação, desde o código binário até linguagens mais acessíveis, como Logo e Scratch, destacando sua função pedagógica na criação de histórias, jogos e animações, promovendo o desenvolvimento da lógica de programação de maneira lúdica.
Presenças
Estiveram presentes a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; a chefe do NRE CIC, Ângela Piotto; o vereador Mauro Bobato; além de chefes dos demais Núcleos, gestores escolares e professores.