O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone, que faleceu no último mês de agosto, foram homenageados no Prêmio Líderes do Paraná que celebra os empreendedores e empresas que se destacaram no último ano em resultados, inovação e pioneirismo no Estado. Greca foi agraciado com dois troféus, representados por um leão e uma leoa, celebrando o seu legado à frente da Prefeitura de Curitiba, que rendeu diversos prêmios internacionais conquistados pela cidade, além do protagonismo da primeira-dama.
Promovido pelo Lide Paraná, o prêmio foi entregue no Memorial Paranista, na noite desta quarta-feira (4/12). Greca abriu a cerimônia falando do espaço inaugurado em 2021 e que preserva a obra de João Turin e da história deste que foi um dos maiores escultores paranaenses.
“Essa homenagem me surpreende porque eu não imaginava esse prêmio e, mais do que isso, me surpreende pela eterna memória da minha amada Margarita, com quem vivi 46 anos de cumplicidade”, disse o prefeito.
Exemplo para o mundo
Heloisa Garrett, presidente do Lide Paraná, exaltou Greca como um exemplo de liderança mundial e destacou sua contribuição para Curitiba que em sua gestão se tornou a cidade mais inteligente e sustentável do mundo.
Em oito anos, Curitiba conquistou 176 títulos, prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais por programas, políticas públicas e ações da Prefeitura. Entre eles o prêmio de Cidade Mais Inteligente do Mundo (2023), o troféu Prata no Seul Smart City Prize (2024) e o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024, as premiações mais importantes de smart cities do mundo, que o público pode ver em um telão instalado na área externa do Memorial Paranista.
“Em frente às onças de João Turin, que representam a força do povo do Paraná, entrego ao senhor um leão - símbolo das premiações do Lide – por ser um exemplo para o mundo, como líder e como homem público”, disse Heloísa.
Ao entregar a leoa em homenagem à primeira-dama, a presidente do Lide falou das lembranças de Margarita Sansone. “Ela nunca foi uma mulher coadjuvante, sempre foi protagonista ao seu lado”, disse ao prefeito.
O prêmio
Nesta edição, o Prêmio Líderes do Paraná reuniu em 15 categorias os principais nomes em setores como ESG, inovação, agronegócio, indústria, saúde, serviços e varejo. Os finalistas foram selecionados por votação popular, que contou com a participação de mais de 13 mil pessoas, consolidando o caráter democrático e transparente do prêmio. A votação foi auditada pela Grant Thornton Brasil, uma das maiores empresas de auditoria do mundo, garantindo a idoneidade do processo.
Presenças
O evento contou com a presença do CEO do Lide Paraná, Marcus Yabe; do presidente da Paraná Invest, Eduardo Bekin; do presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr; do presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Eduardo Menegueti; do advogado do Comitê de Gestão do Lide Paraná, Marcelo Bertoldi; da diretora do Pacto Global da ONU, Renata Franco; e diretor da CBR, Marcelo de Palmi.
E, ainda, da deputada estadual Márcia Huçulak; da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dário Paixão; e do secretário da Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; além de empresários de vários setores do Paraná.