Construir 700 km de calçadas e fortalecer o Hospital do Idoso Zilda Arns estão entre as realizações da Prefeitura, nos próximos quatro anos, para promover a mobilidade e a atenção à saúde da população com mais de 60 anos de idade (60+). A informação foi dada pelo prefeito Eduardo Pimentel, nesta quarta-feira (23/4), na abertura da 2ª Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento acontece até o fim do dia, no Centro de Eventos do Parque Barigui.
“Bem-vindos à nossa praia mais conhecida pelos visitantes, porque o Parque Barigui é a Copacabana da melhor capital do Brasil”, disse Eduardo Pimentel, saudando os participantes. De acordo com ele, ações intersetoriais, como as que citou, já estão sendo acrescidas pelo trabalho da “nova e forte Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, com sua política de inclusão e total apoio da Prefeitura”. Ele se referia à pasta criada em sua gestão e comandada pela vereadora Amália Tortato, com o objetivo de preparar a cidade também para a futura população 60+.
Para cuidar ainda mais
O apoio para tirar os projetos do papel começou a chegar logo no começo do evento, com a assinatura do termo de adesão de Curitiba ao Programa Cuida Mais Paraná. A parceria viabilizará o repasse de recursos destinados à promoção de ações esportivas, lúdicas e culturais, voltadas para o envelhecimento ativo e saudável.
“O documento que acabamos de assinar é importante para fazermos acontecer o nosso Plano de Governo, mas também quero muito ouvir os conselhos de direitos da pessoa idosa para podermos avançar”, completou.
Além de Amália Tortato e Eduardo Pimentel, também assinou o termo a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, deputada federal Leandre Dal Ponte.
Vitrine
Realizada com a participação de conselheiros de estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de gestores do segmento, a Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa lembrou a importância do papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21/4), aos 88 anos. “Ele refletia sobre o processo de envelhecimento, muitas vezes difícil e complexo tanto para quem envelhece quanto para os familiares dos idosos”, observou o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná, Jorge Nei Neves.
Além dos debates e trocas de ideias para subsidiar a 6ª Conferência Nacional, em novembro, a vinda dos participantes foi motivo para os organizadores apresentaram a eles um pouco de Curitiba - desde 2023, por certificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Panamericana de Saúde (Opas), integrante da Rede de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa.
O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco, ficou encantado com o Hospital do Idoso, situado no Pinheirinho e no qual o prefeito Eduardo Pimentel vai investir. “É uma experiência a ser replicada no Brasil, esse país com suas múltiplas velhices”, frisou, ao fazer a abertura oficial do evento.
Leandre Dal Ponte destacou a criação da nova secretaria municipal. “Com certeza o senhor vai colher os frutos do que está plantando”, disse ao prefeito.
Com 40 anos, Eduardo Pimentel declarou buscar inspiração no estilo de vida dos quatro avós, em especial do ex-governador Paulo Pimentel, lúcido e ativo aos 96 anos. “Eles sempre foram muito presentes na minha vida, na educação e pelo exemplo. Tive esse privilégio que só o envelhecimento pode proporcionar às gerações mais novas”, disse.
Presenças
Participaram da solenidade de abertura da reunião do Conselho o secretário nacional da entidade, Alexandre da Silva; a procuradora da justiça estadual Mônica Louise de Azevedo; o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan Rodrigues; a presidente do Instituto Municipal de administração Pública (Imap), Beatriz Battistella; o vereador Oscalino do Povo; e o administrador regional do Cajuru, Agostinho Creplive.