O prefeito Gustavo Fruet percorreu na manhã deste sábado (22) parte da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, para verificar os estragos provocados por vândalos que atacaram prédios públicos e de particulares na noite anterior. Fruet solidarizou-se com comerciantes e moradores, condenou a violência e disse que agora, além de reparar os danos, é importante trabalhar para recuperar o orgulho dos curitibanos em relação à cidade.
“É hora de renovar o amor por Curitiba. A imagem que os curitibanos de bem querem passar para o mundo não é esta que se viu ontem, mas a de uma cidade pacífica e cada vez mais desenvolvida”, afirmou.
O prefeito lamentou os prejuízos causados a prédios públicos e também a estabelecimentos comerciais e de serviços. Ele passou por estações tubos e pontos de ônibus e conversou com cobradores do transporte coletivo, funcionários da Prefeitura envolvidos no trabalho de reparação dos danos, donos e funcionários de um restaurante, um salão de beleza e uma farmácia atingidos pelos vândalos. “São pessoas de bem, que trabalham de forma honesta, e lamentavelmente foram prejudicadas pela violência”, disse Fruet.
De acordo com o prefeito, a ordem é acelerar os reparos nos equipamentos públicos para evitar transtornos para a população. “Vamos reformar e entregar as estações-tubo no menor prazo possível”, disse.
Fruet também elogiou o trabalho da Guarda Municipal. “Diante dos acontecimentos dos últimos dias, a Guarda tem agido com determinação e responsabilidade”, disse.
O prefeito informou que todo o material filmado por câmeras da Prefeitura e Urbs será encaminhado à Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público, para identificação e responsabilização dos envolvidos na violência. Para Fruet, ainda é cedo para fazer uma análise conclusiva dos fatos dos últimos dias. “Toda generalização é perigosa. É uma avaliação que exige cuidado e serenidade”, afirmou.