Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Compromisso cumprido

Prefeito lança programa para ampliar oferta de consultas e exames no SUS de Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel lança o programa Especialidades em Ação. Curitiba, 10/04/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Nos 100 primeiros dias de gestão, completados nesta quinta-feira (10/4), o prefeito Eduardo Pimentel cumpre mais um compromisso assumido durante a campanha eleitoral com o lançamento do programa Especialidades em Ação, que vai ampliar o acesso a consultas e exames especializados pelo SUS Curitibano. O lançamento do programa aconteceu no Centro de Eventos Imap Barigui e reuniu representantes de hospitais e clínicas contratadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a realização de procedimentos especializados.

“O programa lançado hoje começa a valer no dia 15 de abril e vai acelerar a oferta de consultas e exames especializados em nossos serviços e nos hospitais e clínicas contratados para diminuir o tempo de espera. Lembrando que as pessoas que estão em situação de urgência e emergência são atendidas em sete a dez dias”, explicou Eduardo Pimentel.

O prefeito lembrou que a área de especialidades foi tema das primeiras reuniões de secretariado, em janeiro, e que está feliz por poder entregar a ampliação de oferta desse atendimento nos primeiros 100 dias de gestão.

“Estamos tendo cada vez mais usuários do sistema público de saúde de Curitiba, porque quem usa o SUS Curitibano elogia. Sabe que às vezes tem que enfrentar tempo de espera, mas é bem atendido e recebe um serviço resolutivo e de qualidade”, completou Eduardo Pimentel.

Com o novo programa, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba vai ampliar em 12 mil a oferta de consultas mensais de Oncologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Cardiologia, passando das atuais 15 mil consultas ofertadas por mês nestas especialidades para 27 mil, um aumento de 80%.

Além disso, haverá o acréscimo na oferta mensal de 5.540 exames, entre ultrassonografias, endoscopias e colonoscopias, passando dos atuais 11.743 mil ofertados por mês nestas três modalidades para 17.283 mil, um aumento de 47%.

Maior oferta

A ampliação do acesso às especialidades será possível em consequência de diversas ações da Prefeitura, como a adesão do município ao Programa Mais Acesso a Especialistas do Ministério da Saúde; credenciamento de novos prestadores de serviço; ampliação de oferta entre os prestadores contratados; e a inauguração do Centro Curitibano de Atenção Especializada realizada em 2024, administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).

Outra atividade que está sendo intensificada em Curitiba com o programa Especialidades em Ação é a telerregulação das filas de especialidades. Com a ferramenta interna, o médico da atenção primária (posto de saúde) compartilha a situação clínica do paciente com o médico especialista telerregulador, que faz uma análise no prontuário eletrônico e orienta plano de cuidado a ser realizado na mesma unidade de saúde ou encaminha para atendimento em ambulatório de especialidade.

Com isso, os encaminhamentos para as especialidades são mais qualificados: o paciente é agendado corretamente para o serviço de acordo com seu quadro clínico e pode ser priorizado se houver indicação clínica.

O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa), Charles London, elogiou a iniciativa da Prefeitura. 

“Como sempre, Curitiba sai na frente, pioneira e inovadora. É a primeira cidade que consegue pactuar e começar a oferecer essa nova forma de oferta de serviços especializados. Podem contar com os filantrópicos nessa tarefa. Quem ganha com isso é o cidadão curitibano, que consegue sempre ter uma saúde com mais qualidade e mais segurança", declarou London.

Espera segura

“Já trabalhamos com a espera segura com nossos usuários, estabelecendo um plano de cuidados individual, priorizando a realização de exames e consultas especializadas de acordo com a gravidade do quadro de saúde daquela pessoa”, explica a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Segunda a secretária, a novidade do programa é estabelecer o cuidado integrado ao paciente, oferecendo a especialidade em circuito de atendimentos. Ou seja, todo o ciclo entre consulta, exames e retorno ao especialista será concentrado em um mesmo local, facilitando a vida de quem busca tratamento.

O encaminhamento para consultas e exames especializados são a continuidade de atendimentos realizados nos diversos níveis de atenção à saúde da capital. Para a maioria das especialidades não há espera, que ocorre para aquelas que são mais demandadas em razão da prevalência de doenças e agravos ou pela insuficiência de profissionais ou serviços especializados.

O processo

O aviso de agendamento de consultas e exames é enviado ao usuário pelo aplicativo Saúde Já Curitiba, que pode confirmar a data e horário ou cancelar a agenda, caso não possa comparecer. 

O cancelamento pode ser feito por duas vezes e aguardar nova agenda pelo app. Se o usuário cancelar a 3ª proposta de data e horário, ele sai da lista de espera, assim como quando falta ao compromisso agendado. Nesses casos, ele deve voltar à Unidade de Saúde para reiniciar o processo de solicitação. Essa metodologia tem o objetivo de fluir a oferta de agendamentos sem prejudicar os que aguardam pelas consultas e exames especializados.

A SMS registra uma alta taxa de absenteísmo, que chega a quase 40%. “Esse é um desafio enfrentado pelo gestor público, pois afeta o cumprimento da pactuação do quantitativo de consultas estabelecidas em contrato do prestador e inviabiliza o acesso de mais usuários que se encontram em fila de espera”, declara Tatiane. “As pessoas que confirmam a data precisam comparecer ou desmarcar o compromisso, dando a vez a outra pessoa que aguarda pelo serviço”, conclui.

Curitiba cumpre com a determinação da Lei Estadual Nº 21.242, de 23 de setembro de 2022, de dar publicidade e transparência ao acesso aos serviços especializados, incluindo a informação individual do cidadão no seu aplicativo Saúde Já Curitiba. Além de ter acesso à sua posição na lista de espera por procedimentos especializados, o usuário recebe pelo app o alerta de buscar atendimento em sua unidade de saúde em caso de piora dos sintomas.

Presenças

Participaram do lançamento do programa Especialidades em Ação o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário da Comunicação Social, Marc Sousa; a deputada estadual Márcia Huçulak; os vereadores Tico Kuzma, Pier Petruzziello, Meri Martins e Serginho do Posto.

Pela SMS, compareceram a superintendente de Gestão em Saúde, Jane Sescatto; o superintendente Executivo, Juliano Gevaerd; a diretora do Centro de Assistência à Saúde, Viviane Gubert; o supervisor do distrito sanitário do Pinheirinho, Cleverson Fragoso; o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz; além de servidores, autoridades sanitárias e funcionários da Feas.

Representando os prestadores de serviços, participaram: a diretora executiva do Hospital São Vicente, Márcia Beatriz Schneider; o diretor executivo administrativo do Hospital Erasto Gaertner, Fernando César de Oliveira; a diretora médica corporativa da Irmandade da Santa Casa de Curitiba, Nívia Pereira de Souza; a diretora do Hospital da Cruz Vermelha, Meri Barti; e representando o Instituto Madalena Sofia, o ex-vereador Sabino Pícolo.