O prefeito Rafael Greca fez a entrega das primeiras dez novas viaturas que serão incorporadas à frota da Guarda Municipal de Curitiba e serão usadas para reforçar o patrulhamento nas unidades escolares da capital. A cerimônia de entrega dos veículos da Patrulha Escolar aconteceu nesta quinta-feira (13/4), no Largo da Ordem.
Quando todos os veículos foram entregues, cada uma das dez regionais da cidade contará com o reforço de mais quatro viaturas da Guarda Municipal destinadas exclusivamente para o atendimento das escolas.
Os carros zero quilômetro fazem parte da renovação e ampliação da frota da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), que passará de 151 para 238 veículos.
Os veículos da Patrulha Escolar se somarão ao trabalho que já vem sendo feito pela GM na rede municipal de ensino. Também se integram às ações do programa Conhecer para Prevenir (CPP), treinamentos contra situações de risco adotados pelas unidades de ensino.
“É com alegria que nós estamos aqui no Centro Histórico, na praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário, para a entrega simbólica de novos carros para a Guarda Municipal, para a Patrulha Escolar de Curitiba. A ideia é já começarmos com 40 carros agindo somente no patrulhamento das escolas para atender a população nesta justa demanda”, disse o prefeito.
Cada uma das dez regionais da cidade contará com o reforço de mais quatro viaturas da Guarda Municipal destinadas exclusivamente para o atendimento das escolas.
“Nós asseguramos às famílias que têm filhos no sistema municipal de educação que não só temos a tecnologia, como temos protocolos e pessoas preparadas para agir em situação de crise. Não vamos medir esforços para garantir a tranquilidade e a segurança necessária para nossas escolas”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
As dez viaturas entregues são da marca Renault, modelo Duster, já adaptadas às necessidades da Guarda Municipal, inclusive, com duas câmeras veiculares embarcadas em cada viatura que serão monitoradas pelo Centro de Comando e Controle (CCO) da Muralha Digital.
Renovação da frota
Além da Defesa Social e Trânsito, outras secretarias e órgãos da administração indireta terão seus veículos renovados. Divididos em quatro lotes, serão 846 veículos zero quilômetro, a maioria veículos leves para o transporte de pessoas. Também haverá motocicletas, caminhões, caminhonetes, ônibus, utilitários, vans, picapes e ambulâncias adequadas ao transporte de pacientes.
"Procuramos observar o que foi pedido por cada secretaria, de acordo com sua realidade, sua necessidade, dentro do orçamento de cada área", afirma o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, referindo-se a adaptações necessárias nos veículos, acessórios e plotagens.
Presenças
Participaram o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o deputado federal Rodrigo Estacho; os vereadores Rodrigo Reis, Beto Moraes, Tico Kuzma e Márcio Barros; o assessor especial de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro de Souza; a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion; a superintendente de Administração da Smap, Alessandra Paluski; o superintendente executivo de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto; e o diretor do Departamento de Gestão de Serviços da Smap, Paulo Cesar Bozza.