Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Referência

Prefeito Eduardo Pimentel recebe comitiva do Recife interessada nas políticas sociais de Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel acompanhado de secretários, recebe a secretária de Assistência Social e Combate à Fome do Recife, Pamela Alves e comitiva, na secretaria do Meio Ambiente. Curitiba, 14/02/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel recebeu, nesta sexta-feira (14/2), em seu gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, uma comitiva do Recife, Pernambuco. O grupo está em Curitiba para conhecer as boas experiências desenvolvidas pelo município nas áreas de assistência social, segurança alimentar e desenvolvimento humano.

Durante o encontro, o prefeito destacou o trabalho que vem sendo feito para atendimento à população em situação de rua e às pessoas que possuem dependência química, áreas atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) e pela nova Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.

“Ampliamos o trabalho de abordagem social para a oferta de serviços, e queremos fortalecer também a parceria com as comunidades terapêuticas, que são importantes para as pessoas que desejam passar por um processo de desintoxicação”, disse.

Eduardo falou ainda do Projeto de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, lançado no último dia 6, que prevê uma força-tarefa para a transformação do Centro. 

“A Prefeitura lidera esse processo, mas ele é de toda a sociedade. Vamos trabalhar com ações de segurança, fortalecimento do comércio, gastronomia, no turismo, para que o Centro tenha vida de dia e à noite”, disse Pimentel. 

Serviços

Em Curitiba desde a última terça-feira (11/2), a secretária de Assistência Social e Combate à Fome do Recife, Pamela Alves destacou a qualidade dos serviços e estruturas que conheceu na cidade.

“Estamos conhecendo projetos que funcionam bem em todo o Brasil para que a gente possa se inspirar e levar para Recife essas boas ideias e melhorar o que a gente já temos lá”, explicou a secretária. Segundo ela, Curitiba está em um nível mais avançado de serviços prestados à população em várias áreas.

Segundo Pamela, a capital pernambucana que conta hoje com 1,5 milhão de habitantes,  tem dois grandes desafios: o atendimento à população em situação de rua, que atualmente é de cerca de  1600 pessoas,  e a prevenção ao uso de drogas. Durante os dias que esteve na capital, a comitiva se reuniu com o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, e com a da secretária da SMDH, Amália Tortato, que acompanharam a visita ao lado do prefeito.  

O grupo conheceu o projeto da política sobre drogas, um hotel social, além do Centro Intersetorial de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua, a FAS SOS, que concentra serviços de várias secretarias para esse público. A comitiva visitou também o Disque Solidariedade, na sede da FAS, serviço que faz a coleta e distribuição de doações para pessoas e famílias em vulnerabilidade social. E, ainda, os projetos da área de segurança alimentar, como o Mesa Solidária, o Armazém da Família e o dos sacolões que vendem frutas e verduras com preços reduzidos.

Pamela Alves esteve em Curitiba acompanhada do secretário Executivo e de Assistência Social, Joelson Rodrigues Reis e Silva; da secretária executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Políticas sobre Drogas, Márcia Ribeiro, e da secretária Executiva de Gestão de Redes, Edvania Arcanjo.