Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mobilidade urbana

Prefeito Eduardo Pimentel determina agilidade na duplicação do viaduto do Tarumã

Prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado do Secretário Municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, vistoria a obra do viaduto da Victor Ferreira do Amaral. Curitiba, 14/02/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

OUÇA AQUI
Prefeito Eduardo Pimentel.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


O prefeito Eduardo Pimentel vistoriou. nesta sexta-feira (14/2), as obras viárias no Complexo Tarumã e determinou mais celeridade na intervenção do alargamento do viaduto sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral. 

“Precisamos liberar as pistas para o trânsito o mais brevemente possível, cumprindo com rigor as questões de segurança e qualidade da obra e garantindo maior fluidez na Linha Verde”, orientou o prefeito.

Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, e da equipe técnica da Prefeitura de Curitiba e da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), Eduardo Pimentel percorreu o canteiro de obras e discutiu detalhes da intervenção com o engenheiro Antônio Carlos Costa Marques, da Trail Engenharia, empresa responsável pela execução do projeto.

O viaduto passará a ter o dobro do tamanho atual, ampliando sua largura de 24 para 50 metros. A obra prevê três faixas de tráfego para veículos em cada sentido, uma canaleta exclusiva para o transporte coletivo, espaço para estações-tubo e calçadas.

Abril 

O prefeito determinou uma mudança no plano de ataque da obra, priorizando, até abril, a liberação de duas faixas na via marginal direita (próximo ao Colégio Militar) e na via marginal sul (no Dnit). Em agosto, a previsão é liberar duas faixas na via marginal esquerda, tanto nas proximidades da Concessionária CCV quanto do Supermercado Muffato.

O alargamento do viaduto faz parte das intervenções do Complexo Tarumã, que incluem a requalificação de 12 ruas – algumas formando as alças de acesso ao viaduto –, além de melhorias em praças, paisagismo e iluminação. As alças de acesso, com requalificação de 8 km de ruas, estão em fase final, faltando a sinalização e paisagismo nas alças Noroeste, Sudeste e Sudoeste, e os trabalhos agora se concentram na duplicação do viaduto.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordena e fiscaliza as obras.

Integração do transporte

A ampliação do viaduto na Victor Ferreira do Amaral permitirá a instalação de uma estação-tubo sobre a estrutura e outra abaixo, viabilizando a integração temporal entre as linhas de ônibus da Linha Verde e as que conectam o Centro de Curitiba às cidades de Pinhais e Piraquara, na região metropolitana. Com essa melhoria no transporte coletivo, haverá mais oferta de itinerários e combinações de trajetos para os usuários.

OUÇA AQUI
Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


“A execução do viaduto não traz transtornos à Victor Ferreira, pois as faixas estão liberadas para a passagem dos motoristas. No entanto, precisamos garantir a liberação de mais vias de circulação na Linha Verde o mais breve possível”, reforçou Jamur.

Mobilidade urbana

Além do Complexo Tarumã, a Avenida Victor Ferreira do Amaral recebe outra importante intervenção para mobilidade urbana: as obras de requalificação do Lote 4 do Novo Inter 2. Para acomodar os ônibus elétricos, estão sendo revitalizados 3.866 metros da via, divididos entre as duas pistas, no trecho entre as ruas Dom Manuel da Silveira D'Elboux e Professor Eduardo Correia de Lima. São 1.990 metros de intervenção na pista da direita e 1.876 metros na pista da esquerda.

A obra – em fase final de execução - inclui a implantação de uma faixa extra dedicada ao transporte público, permitindo que o Inter 2, o Interbairros II e outras linhas de ônibus circulem sem competir com o tráfego geral, proporcionando viagens mais rápidas e beneficiando os usuários. 

O uso de ônibus elétricos na frota do transporte coletivo reduzirá a emissão de CO2, resultando em menor poluição e mais saúde para os cidadãos de Curitiba. A revitalização também contempla novas calçadas, ciclovia, reforma e ampliação de pontos de estação-tubo, iluminação, sinalização viária e arborização.

Um novo sistema de drenagem foi instalado para garantir a durabilidade da obra e evitar alagamentos. Após a conclusão das obras, a via terá um novo corredor verde com o plantio de espécies nativas, como o pau-ferro. As obras, iniciadas em março, são realizadas trecho a trecho e têm previsão de término em abril de 2025, mas, ainda para esse mês, estão programadas a liberação de faixas de trânsito.