O andamento da obra de requalificação da Avenida Prefeito Erasto Gaertner, no bairro Bacacheri, que vai receber calçadões amplos e acessíveis, asfalto novo, faixa exclusiva para ônibus, ciclovia, serviços de drenagem, iluminação e paisagismo, avança em bom ritmo. Os trabalhos foram vistoriados nesta sexta-feira (26/4) pelo prefeito Rafael Greca, que conferiu em detalhes as frentes em execução em duas das dez quadras que serão alcançadas. A transformação da via acontece por meio do programa Caminhar Melhor.
A evolução da avenida, que interliga os moradores a outros pontos da cidade, além de concentrar linhas de ônibus, comércio e serviços, abrangerá 1,3 km de extensão, no trecho entre as ruas Flávio Dallegrave e Álvaro Botelho. Serão 1.600 metros de novas calçadas e 1,2 km de asfalto novo no trecho.
Ao ser recebido por comerciantes da região, o prefeito destacou a importância da via como eixo comercial da região norte da cidade.
“Estamos começando um grande calçadão e 1.600 metros junto ao comércio da magnífica Avenida Erasto Gaertner, que já foi o antigo caminho da Graciosa e hoje é uma importante ligação entre bairros. Agora está sendo qualificada dentro do nosso programa Caminhar Melhor”, disse Greca.
Prioridade ao pedestre
O objetivo da obra, contou o prefeito, é valorizar o espaço público a partir da melhoria da paisagem urbana, favorecer o comércio local, promover segurança nos deslocamentos, dando prioridade ao pedestre, além de criar novas conexões cicloviárias e favorecer a acessibilidade.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as obras começaram na segunda quinzena de março e têm prazo de oito meses para serem concluídas. O projeto é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o compromisso com a melhoria da acessibilidade das calçadas em Curitiba é evidente, com investimentos contínuos em mobilidade sustentável.
“A intervenção atual visa proporcionar uma experiência mais segura e acessível para os pedestres, priorizando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida na região”, disse Rodrigues.
Duas das dez quadras que serão alcançadas pela obra já recebem algum tipo de serviço. Os trabalhos avançam dia a dia, com bloqueios parciais e temporários em apenas uma das três pistas da avenida. O local está devidamente sinalizado.
Para quem assiste à movimentação dos equipamentos e das equipes de trabalho, a expectativa é que a avenida ganhe ainda maior importância depois de requalificada. Edson Santana, que há 52 anos é morador da via e proprietário da oficina de balança Bacacheri, disse acreditar que a revitalização vai elevar as características da avenida.
“A previsão é boa, estamos vendo a rua ser melhorada para ficar boa para todos. Motoristas, ciclistas, pedestres, quem anda de ônibus, serão beneficiados e vai ficar muito bonita”, disse Santana. Edilson Batistone Santana, filho do comerciante, ficou satisfeito em ver o início das obras. “Vai ficar muito bonito, pensamos até em melhorar a fachada da oficina para combinar com a rua que vai ficar novinha”, disse o comerciante.
Calçadões
Assim como nas transformações realizadas na Alameda Prudente de Moraes e no entorno do Mercado Municipal, no Centro, que ganharam novos calçadões, a Erasto Gaertner terá calçadas mais amplas e planas. No lado esquerdo da via (sentido do tráfego), o passeio será alargado, receberá faixa acessível de concreto para conforto e segurança dos pedestres, uma nova ciclovia e vagas de estacionamento.
No lado direito, a requalificação da calçada será no trecho entre a Flávio Dallegrave e as ruas México/Holanda, também com implantação de faixa acessível de concreto. Neste lado da via será feita nova faixa exclusiva para ônibus no trecho entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Marcelino Nogueira.
Alguns pontos da avenida vão receber correção geométrica, com realocação das bocas-de-lobo (para captação da água da chuva), implantação de infraestrutura de fibra ótica e revitalização do asfalto. Serão 1,2 km de asfalto novo no trecho. Ainda nas calçadas, haverá rampas de acessibilidade em pontos estratégicos, áreas verdes com plantio de grama, 86 novas árvores e iluminação em LED.
Os trabalhos de revitalização na Erasto Gaertner iniciaram a partir do cruzamento com a Rua Álvaro Botelho e estão avançando quadra a quadra. No outro lado da cidade, no Sítio Cercado, a Rua David Tows também está sendo contanplada com obras do programa Caminhar Melhor, com melhorias ao longo de 1,7 km da via.
Estiveram presentes a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gerh; o diretor do Departamento de Pavimentação, Mário Padovani; os vereadores Sargento Tânia Guerreiro, Leônidas Dias, Hernani e Rodrigo Reis; o assessor de articulação política, Lucas Navarro; e a engenheira fiscal da Smop, Marina Solek.