Nesta segunda-feira (24/6), o prefeito Rafael Greca, ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, reinaugurou o Sacolão da Família Matriz, na Praça Rui Barbosa. Com uma estrutura ampla e moderna, o Sacolão agora ocupa uma área de 290 m², quase o triplo do tamanho original de 116 m².
A reformulação visa oferecer mais conforto e maior variedade de produtos aos clientes que frequentam a região central de Curitiba. "Com essa ampliação, reforçamos nosso compromisso de proporcionar acesso a alimentos frescos e saudáveis para a população de Curitiba," declarou o prefeito. "O Sacolão da Família é uma iniciativa que promove a segurança alimentar e incentiva hábitos saudáveis, alinhada com nossas políticas de bem-estar social", completou o prefeito.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel também destacou a importância do projeto: "Este é mais um passo importante para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a produtos de qualidade a preços justos. É uma alegria ver o impacto positivo que o Sacolão da Família tem na vida das pessoas", afirmou Eduardo Pimentel.
O secretário de Segurança Alimentar Luiz Gusi enfatizou o papel social da unidade: "Estamos empenhados em combater a insegurança alimentar e promover uma alimentação saudável para todos. A nova estrutura do Sacolão da Família Rui Barbosa é um marco neste esforço contínuo", reforçou Gusi.
Sacolão referência
Inaugurado em 19 de março de 2019, sob a responsabilidade do permissionário Ederson Fernandes, o Sacolão da Família Rui Barbosa rapidamente se tornou um ponto de referência para a compra de frutas e hortaliças de qualidade a preços acessíveis. Localizado no Mercado Central Matriz, a unidade contribuiu significativamente para o aumento do fluxo de pessoas na região, beneficiando também os negócios ao redor, como restaurantes, hotéis e outras empresas.
"Desde que assumimos a unidade, nosso objetivo sempre foi oferecer o melhor aos nossos clientes. Esta ampliação é um reconhecimento do sucesso do nosso trabalho e do apoio constante da comunidade", declarou Ederson Fernandes.
Mesmo com o aumento do preço máximo dos Sacolões da Família para R$ 4,99, as unidades da Matriz e Boqueirão, de responsabilidade de Ederson, mantiveram o preço antigo de R$ 3,99. “Como forma de agradecimento e de também de colaborar com a população da cidade, vamos manter o preço antigo por tempo indeterminado”, disse ele.
Mesmo com o reajuste, permissionários dos Sacolões da Família estão liberados para trabalhar com preços abaixo do valor único. Promoções são comuns nas 11 unidades do programa municipal.
Maria da Consolação Mendonça Veiga, representante da comunidade, expressou seu contentamento. "Eu venho ao Sacolão da Família desde que abriu. É maravilhoso ver como cresceu e melhorou. Aqui encontramos tudo fresquinho e por um preço que cabe no nosso bolso. Essa reforma é uma benção para todos nós."
Alimentação saudável
Desde o início da tarde, diversas atividades foram realizadas para marcar a reinauguração. O evento contou com um show de Daniel Montelles, acompanhado pelos músicos Matheus Braga e Diorlei Santos, seguido de uma apresentação cultural do clássico "O Quebra-Nozes".
As atividades incluíram oficinas interativas para os estudantes da Escola Municipal Batel orientadas por nutricionistas e uma sessão informativa sobre alimentação saudável para o grupo da melhor idade das atividades físicas da Smelj. A programação destacou a importância do consumo de alimentos in natura, incentivando a população a adotar hábitos alimentares mais saudáveis.
Participaram do evento o presidente Associação Mercado Central, Pablo Lima Dembinski; a administradora da Regional Matriz, Bruna Nowak; a ex-administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; e os vereadores Rodrigo Reis e Sargento Tânia Guerreiro.