Pela relevância de seu trabalho à frente da Prefeitura de Curitiba na defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Humanos, o prefeito Rafael Greca foi homenageado, na tarde desta segunda-feira (25/9), com a comenda de comendador da Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR).
"Estou profundamente honrado em receber, em nome de todos os curitibanos e curitibanas, esta distinção da Justiça Trabalhista do meu Estado pelas mãos gentis e honradas de Ana Carolina Zaina, presidente do TRT-PR e uma das pessoas mais brilhantes da Justiça paranaense. Esta honraria não é minha, é de todos os trabalhadores e trabalhadoras de Curitiba" , destacou o prefeito.
A outorga da medalha foi feita durante Sessão Solene do Tribunal Pleno comemorativa aos 47 anos da instituição - instalada em 1976, realizada no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede do TRT-PR, no Centro.
Na solenidade, Greca ressaltou, ainda, a alegria em voltar ao local que, no passado, abrigou a sede da Sociedade Rio Branco. "Este prédio, tão lindo e preservado pela legislação de Curitiba, é símbolo da história da nossa gente. Nada mais apropriado do que uma antiga sociedade de trabalhadores ser a sede da Justiça do Trabalho", disse.
Este é o décimo ano que o TRT-PR faz a outorga comenda Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias. Além do prefeito de Curitiba, outras 42 personalidades foram condecoradas com a Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias, entre juristas, advogados, ministros, desembargadores e representantes dos poderes Executivo e Legislativo.
Abnegação à Justiça
“Celebramos, no aniversário do Tribunal, a abnegação de cidadãos que compreendem a originalidade desse ramo do Judiciário, sua relevância para o equilíbrio das relações entre capital e trabalho e, por conseguinte, para a manutenção da paz social”, disse a presidente do TRT-PR, Ana Carolina Zaina.
Os homenageados, completou a presidente, “são pessoas cujo discernimento leva a defender incondicionalmente a Justiça do Trabalho, na plenitude de suas competências constitucionais.”
A comenda foi criada pelo TRT-PR em 2013 com o objetivo de distinguir e perpetuar a memória do labor de pessoas em prol do engrandecimento da instituição judiciária do trabalho em todos os níveis de atuação e constitui-se de dois graus: Grã-Cruz e Comendador.
O grau de Grã-Cruz destina-se a destina-se a presidentes e vice-presidentes da República, da Câmara dos Deputados ou Senado; governadores, ministros de estado, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos Tribunais Superiores; presidentes de tribunais; e desembargadores do TRT-PR.
Já o grau de Comendador, recebido por Greca, é outorgado a juízes de 1º grau da Justiça do Trabalho da 9ª Região; magistrados de outros tribunais, procuradores do Trabalho; a secretários de Estado; parlamentares; autoridades e demais cidadãos que tenham, por seus méritos, destaque pessoal e tenham contribuído decisivamente para a promoção da Justiça do Trabalho do Paraná.
Na solenidade, os magistrados que já presidiram o TRT-PR também foram foram homenageados, recebendo a réplica do Grão-Colar aos magistrados que presidiram o Tribunal em sua história.
Também estiveram na solenidade o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Wellington Emanuel Coimbra de Moura; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9° Região, Felipe Augusto de Magalhães Calvet; o ouvidor nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Augusto Araújo de Noronha; a procuradora-geral de Curitiba, Vanessa Volpi; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro.
Conheça as personalidades contempladas pela Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR):
Os 23 homenageados com a Comenda da Ordem das Araucária no grau Comendador são:
- Rafael Greca de Macedo, prefeito de Curitiba
- Alberto de Paula Machado, advogado
- André Franco de Oliveira Passos, advogado
- Anice Nagib Gazzaoui, vereadora em Foz do Iguaçu
- Antônio Ferreira dos Santos, advogado
- Bráulio Gabriel Gusmão, secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho
- Carlos Alberto Gebrim Preto, deputado federal
- Clair da Flora Martins, advogada
- Clémerson Merlin Cleve, advogado
- Darci Piana, vice-governador do Paraná
- Francisco Lacerda Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu
- Geci Labres de Souza Júnior, diretor-geral do Hospital do Trabalhador, em Curitiba
- Gustavo Bonato Fruet, ex-prefeito de Curitiba
- José Affonso Dellagrave Neto, advogado
- Luiz Antônio Abagge, advogado
- Manoel Vinícius de Oliveira Branco, juiz do Trabalho em Londrina
- Marco Antônio Villatore, advogado
- Marilena Indira Winter, presidenta da OAB-PR
- Paulo Roberto Hapner, juiz aposentado do TJ-PR
- Rafael Gustavo Palumbo, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional da Justiça do Trabalho
- Rogério Renato Mateucci, reitor da PUC-PR
- Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR
- Roberto Barranco, advogado
- Romeu Felipe Bacellar Filho, advogado
- Tânia Regina Silva Reckziegel, desembargadora do TRT-RS
- Tobias de Macedo, advogado
- Wilson Sokolowski, advogado
-
As 16 personalidades contempladas com a Comenda no grau Grã-Cruz são:
- Alberto Bastos Balazeiro, ministro do TST
- Amaury Rodrigues Pinto Junior, ministro do TST
- Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, desembargadora do TRT de Campinas
- Audaliphal Hildebrando da Silva, desembargador presidente do TRT-AM/RR
- Breno Medeiros, ministro do TST
- Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná
- Cláudio Mascarenhas Brandrão, ministro do TST
- Delaide Alves Miranda Arantes, ministra do TST
- Douglas Alencar Rodrigues, ministro do TST
- Emmanuel Pereira, ministro aposentado, ex-presidente do TST
- Giovani Olsson, conselheiro do CNJ
- Guilherme Augusto Caputo Bastos, ministro do TST
- Ives Gandra da Silva Martins Filho, ministro decano do TST
- Kátia Magalhães Arruda, ministra do TST
- Lélio Bentes Corrês, ministro presidente do TST
- Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, ministra ex-presidente do TST