No encerramento do XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, a anfitriã Curitiba entregou o Prêmio Cidades Educadoras a três municípios que se destacaram por suas boas práticas: a Cidade do México (México), Odivelas (Portugal) e Santo André (São Paulo, Brasil). A premiação foi entregue pelo prefeito Rafael Greca e tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade internacional ao trabalho que as Cidades Educadoras desenvolvem e destacar as boas práticas que podem ser uma fonte de inspiração para outros municípios.
“É uma honra para Curitiba recebê-los e compartilhar experiências. Neste dia típico curitibano, com chuva e frio, reforçamos nosso compromisso com o meio ambiente, com a igualdade de oportunidades, com a mobilidade, com o propósito de sermos uma cidade humanista. Parabéns a todos”, disse o prefeito.
O troféu entregue aos premiados foi desenvolvido pelo Fab Lab Cajuru e destaca-se pela inovação e sustentabilidade. Utilizando tecnologia de ponta, como corte a laser e máquinas CNC, o troféu foi feito com a reutilização de materiais usados em outros projetos do laboratório público de prototipagem de Curitiba. A face principal, em formato de coração, utiliza o mesmo compensado naval utilizado na fabricação das caixas do projeto Jardins de Mel; com base e detalhes em acrílico preto.
A secretária-geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras, Marina Canals, destacou a qualidade dos projetos. “Parabéns a todos pelas valiosas práticas apresentadas”, afirmou Marina.
Veja os projetos premiados:
- Subsistema de Educação Comunitária Pilares, Cidade do México (México)
- Diálogo interreligioso, Odivelas (Portugal)
- Água, Câmara e Ação – educomunicação socioambiental, Santo André (Brasil)
Os vencedores foram definidos por um júri internacional, composto por especialistas e representantes do Comitê Executivo da AICE, que analisou 66 candidaturas de 55 cidades e 11 países.
Também foram finalistas projetos que se destacam pela promoção de valores baseados na inclusão social, na sustentabilidade, na paz, na solidariedade, na resiliência e no diálogo intergeracional.
Confira a lista dos demais finalistas:
- Apucarana, uma cidade que inclui, acolhe e abraça (Apucarana, Paraná)
- Programa Ministério Sustentável. Um caminho para a transformação sustentável (Buenos Aires, Argentina)
- Casa da Solidariedade e da Paz Flors Sirera (Manresa, Espanha)
- Sargaço e Resiliência da Cidade (Playa del Carmen, México)
- Programa Aconchego: partilhar casa e companhia (Porto, Portugal)
- Clubes Agrícolas (Raul Soares, Minas Gerais)
- Comemoração do Dia Mundial das Pessoas Refugiadas (Sant Boi de Llobregat, Espanha)
Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, além de conhecer as ações desenvolvidas pelos participantes do congresso, o evento foi uma valiosa oportunidade de Curitiba apresentar ao mundo projetos como os Faróis do Saber e Inovação, Mãos na Massa, Fala Curitiba, entre outros.
“Nossa cidade é muito potente em ações e estratégias inovadoras”, pontuou a secretária.
Também esteve presente o vice-prefeito Eduardo Pimentel e o vereador Tico Kuzma, além de gestores e vereadores das cidades educadoras.
Delegações de 12 países
O XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras abrigou também as atividades da Expo Educação, feira interativa promovida pela Secretaria Municipal da Educação, no Centro de Eventos Positivo e no Salão de Atos do Parque Barigui.
O evento foi realizado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, e apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.
O congresso teve a participação de 136 cidades de 12 países, com cerca de 400 inscritos. Confirmaram presença, entre outros, Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Entre os municípios brasileiros estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS), Londrina (PR), entre outros.
A próxima sede do congresso, daqui a dois anos, será Granollers (Barcelona, Espanha).