O prefeito Rafael Greca entregou, nesta segunda-feira (9/12), a nova sede da Unidade de Educação Integral (UEI) da Escola João Stival, em Santa Felicidade. O integral funcionava dentro da própria unidade e agora tem um novo espaço, na Rua Luiz Bozza, número 322, com capacidade para 150 estudantes.
O investimento da Prefeitura de Curitiba foi de R$ 324 mil.
“Os curitibinhas agora têm este novo espaço para continuarem aprendendo. Viva nossa cidade inteligente, inovadora e educadora”, disse o prefeito.
O integral permite que o estudante permaneça com até 9h de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas diferenciadas, como Práticas de Movimento, Ciência e Tecnologia, Matemática, Educação Ambiental, Língua Portuguesa, entre outras. Também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional.
Além disso, são ofertadas atividades do Projeto Mãos na Massa, Curitibinhas Poliglotas, Leia+, entre outros.
“Adoro a escola e adorei este espaço novinho”, disse a estudante Júlia Manuele.
A secretária Maria Sílvia Bacila (Educação) explicou que a nova UEI é mais uma das ações de ampliação do tempo integral na rede municipal de ensino curitibana. "Foram mais de R$ 320 mil em investimentos para criar 75 vagas de manhã e mais 75 vagas de tarde, beneficiando 150 ao todo", explicou a secretária.
Em relação ao atendimento em tempo integral, atualmente todas as escolas da rede têm essa oferta em pelo menos uma turma, além da entrega, no ano passado, de novas Unidades de Educação Integral (UEIs), reformas nas UEIs existentes e da inauguração, este ano, das Escolas Municipais Zélia Milléo Pavão (Seminário) e Metry Bacila, no Jardim Aliança, na Regional Boa Vista, ambas com turmas integrais.
Presenças
Também estiveram presentes Silvana Aichinger, representando o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o administrador da Regional de Santa Felicidade, Dirceu de Matos; a chefe do Núcleo da Educação, Denise Lipinski; e o vereador Sidnei Toaldo.