Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transporte integrado

Prefeito de Curitiba entrega duas estações-tubo na Linha Verde e anuncia novas linhas de ônibus

Prefeito Rafael Greca com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, inaugura a Estação Solar, na Linha Verde. Curitiba, 18/11/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Linha Verde vai ganhar mais linhas de ônibus e integração metropolitana com a conclusão das estações-tubo Solar, no Bairro Alto, e Jardim Botânico, no bairro de mesmo nome, que foram entregues, nesta segunda-feira (18/11), pelo prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel. Na ocasião, Greca e Eduardo percorreram, em um ônibus da linha 350-Fagundes Varela/Pinheirinho, o trecho entre o tubo da PUC e as duas novas estações. 

A Estação Solar, no sentido Norte, fica no Bairro Alto, entre a Rua Moreno Roseira Penteado de Almeida e a Avenida Francisco M. Albizu, no trecho que vai do Viaduto Alberico Flores Bueno ao Conjunto Solar, entre a loja Daju e o Atacadão. A Estação Jardim Botânico, no sentido Sul, fica no bairro de mesmo nome na altura do número 8.300 da Linha Verde, no viaduto sobre as avenidas Prefeito Maurício Fruet e Presidente Affonso Camargo.

Com a entrega dos novos equipamentos, a linha 350-Fagundes Varela/Pinheirinho será ampliada e passa a se chamar 350-Solar/Pinheirinho. Também entra em operação a nova linha metropolitana S58 Roça Grande/Solar, que liga o bairro de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), à nova estação-tubo da Linha Verde. As mudanças entram em vigor a partir desta terça-feira (19/11).

“A ideia é colocarmos em operação, além da Solar e do Jardim Botânico, mais duas estações-tubo nos próximos 30 dias e inaugurar por completo o BRT na Linha Verde", disse Greca ao lado de Eduardo, eleito prefeito de Curitiba para a próxima gestão.

"Eu entrego o transporte coletivo para o novo prefeito, Eduardo Pimentel, que está aqui ao meu lado, com frota renovada, com a integração assegurada, com um conceito de mobilidade urbana. Assim como em outras grandes cidades do mundo, pensamos em Curitiba e a Região Metropolitana como um transporte só”, completou Greca. Ele estava acompanhado do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues. 

Eduardo Pimentel disse que a inauguração é mais um passo pela integração metropolitana e garantiu que vai continuar a investir neste modelo de mobilidade urbana, com tarifa única e justa. Também falou sobre o novo contrato de concessão do transporte coletivo, previsto para o segundo semestre do próximo ano, que vai possibilitar uma discussão ampla sobre o futuro do serviços na capital. “O BNDES já está fazendo a formatação do projeto e em fevereiro devemos ter as primeiras audiências públicas”, disse.

Greca também ressaltou os estudos, junto ao Governo do Estado, para a implantação de uma agência metropolitana para gerenciar o transporte coletivo da RMC.

Linha Solar/Pinheirinho

Inaugurado em 2021, o expresso Fagundes Varela/Pinheirinho foi o primeiro a ligar as regiões Norte e Sul da cidade pela Linha Verde. Com a estação aberta nesta segunda-feira, a linha passa a se chamar Solar/Pinheirinho, seu trajeto cresce de 29 quilômetros para 32 quilômetros e a previsão é ampliar o número de passageiros atendidos de 8 mil para 15 mil por dia, segundo o presidente da Urbs, Ogeny Medro Maia Neto.

Com a conclusão das estações Solar e Jardim Botânico, a linha passa a percorrer 11 estações-tubo, com frota de cinco veículos, intervalo de 13 minutos nos horários de pico e 22 minutos nos horários de menor movimento.

"Acreditamos que o volume de passageiros deve crescer rapidamente, podendo chegar até 20 mil, com ampliação também dos números de ônibus na linha e da frequência", disse Maia Neto.

A Solar/Pinheirinho permite a integração de 26 linhas pelas estações-tubo, sem contar as conexões que podem ser feitas no Terminal do Pinheirinho, o maior da cidade, por onde circulam 46 linhas, sendo quatro metropolitanas. Mais informações sobre a linha podem ser conferidas aqui.

Integração com Colombo

Outra linha que inicia operação a partir de terça-feira é a metropolitana S58-Roça Grande/Solar, que vai circular com frota de dois veículos e intervalo de 30 minutos. A estimativa é atender 980 passageiros/dia. A linha liga o terminal de Roça Grande, em Colombo, até a Estação Solar, possibilitando aos usuários da região fácil acesso à Linha Verde

Trajeto estendido

Outra novidade é que a Urbs vai estender os trajetos das linhas 212-Solar, 213-São João e 361-Augusto Stresser, que também passam a parar na estação-tubo Solar, beneficiando 6 mil passageiros/dia. As três linhas, que operavam com micro-ônibus, com capacidade para 67 passageiros, passam a operar com veículos tipo comum, com potencial para transportar 82 passageiros. Mais informações dos itinerários AQUI.

Novas estações

Para dezembro está prevista a conclusão das estações-tubo Avenida das Torres (PRF), na Linha Verde no sentido sul, e Atuba, no sentido norte. Quando for concluída essa última, o Ligeirão Solar/Pinheirinho será ampliado novamente e passará a se chamar Atuba/Pinheirinho.

Também será colocada em operação a nova linha Atuba/Santa Cândida. Com 6 quilômetros, a rota vai ligar o Terminal Santa Cândida à estação-tubo Atuba pela Rua Mascarenhas de Moraes. A expectativa é que a linha transporte 9 mil pessoas em dias úteis, permitindo a integração também com linhas que vêm de Quatro Barras, Colombo e Campina Grande do Sul.

Presenças

Estiveram na entrega das estações-tubo secretários municipais, administradores regionais, equipe técnica da Urbs e da Smop e os vereadores sargento Tania Guerreiro, Sidney Toaldo e Marciano Alves.