Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Casa própria

Prefeito de Curitiba assina contrato para retomada da produção habitacional para famílias de menor renda

Prefeito Eduardo Pimentel com o vice-prefeito Paulo Martins e o presidente da Cohab, André Baú, na assinatura da contratação do conjunto habitacional Residencial Corbélia, na CIC. Curitiba, 24/01/2025. Foto: Pedro Ribas/SMCS

As famílias de menor renda que aguardam por uma moradia popular ganharam um motivo para renovar as esperanças nesta sexta-feira (24/1). O prefeito Eduardo Pimentel e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), André Baú, assinaram a contratação de um novo conjunto habitacional, que terá parte das 96 unidades destinadas a inscritos na fila da Cohab pertencentes à Faixa 1do programa Minha Casa Minha Vida - as famílias de menor renda (de até R$ 2.850 por mês) 

“É um dia histórico. Depois de dez anos, Curitiba volta a contratar um empreendimento habitacional para famílias com renda mensal até R$ 2.850, justamente as que mais precisam. O Residencial Corbélia é o primeiro passo para atingirmos a meta de gerar 20 mil habitações na cidade nos próximos quatro anos”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

Localizado no bairro São Miguel, na Regional CIC, o Residencial Corbélia será composto por seis blocos com quatro pavimentos cada um, totalizando 96 unidades habitacionais. O conjunto vai contar com vagas de garagem para veículos, bicicletário e área de recreação. 

Na mesma região, Eduardo Pimentel anunciou que irá construir uma das seis novas unidades de saúde da cidade, a U.S Corbélia.

O Residencial Corbélia será construído em parceria com a Caixa Econômica Federal, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O presidente da Cohab, André Baú, destacou a parceria com a Caixa para impulsionar a produção habitacional em Curitiba.

“Esse foi o primeiro de muitos empreendimentos que construiremos para a população curitibana. Buscaremos acelerar as obras para que já em janeiro do ano que vem os beneficiados possam receber as chaves de seus novos imóveis”, disse Baú.

Assinatura

Além do prefeito e do presidente da Cohab, também assinaram o documento de contratação da obra, o vice-prefeito e secretário municipal de desenvolvimento econômico, Paulo Martins; o secretário municipal de Obras Públicas e presidente do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), Luiz Fernando Jamur; o superintendente regional da Caixa, Gilberto Onofre da Luz; e o representante da Construtora Bertoldi, Leonardo de Angelis.

Também compuseram a mesa de autoridades, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma; e o líder do governo na Câmara, vereador Serginho do Posto.

Ainda compareceram o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; o presidente da FAS, Renan Rodrigues; o presidente da Curitiba S.A, José Lupion Neto; a presidente do ICS, Marina Bueno; o controlador-geral do município, Bruno Pandini; o superintendente da Guarda Municipal, Celso dos Santos; os administradores regionais Rodrigo Reis, do Portão, Dirceu de Matos, de Santa Felicidade, Reinaldo Boaron, do Boa Vista, e Rudimar Fedrigo, da CIC; além dos vereadores Fernando Klinger, Jasson Goulart, Laís Leão, Lorens Nogueira, Meri Martins, Zezinho do Sabará, Toninho da Farmácia, Olimpio Junior e Renan Ceschin.

Destinação

As regras do programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) permitem a destinação de 50% das unidades para famílias em situação de vulnerabilidade social e os outros 50% para inscritos na fila da Cohab pertencentes à faixa 1 , que serão selecionados por sorteio com critérios pré-definidos.

O projeto representa uma conquista importante para a cidade e dá sequência ao arrojado programa habitacional que pretende gerar 20 mil moradias nos próximos quatro anos. O prefeito Eduardo Pimentel agradeceu ao presidente anterior da Cohab, José Lupion Neto, por ter dado início às tratativas que culminaram na assinatura do contrato já no primeiro mês de governo.

A obra será executada pela Construtora Bertoldi, vencedora da licitação. O município de Curitiba, como Ente Público Local para implantação do PMCMV, dará todo o suporte para a execução do projeto, com a seleção de famílias, aprovações, licenciamentos, realização de trabalho social com os beneficiários e outras ações.

Curitiba vive um momento de foco na produção de Habitação de Interesse Social, buscando fortalecer a parceria com o Governo do Estado, buscar recursos junto ao governo federal e diversificar as modalidades de atendimento para beneficiar um número maior de famílias.