Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Modelos para o Brasil

Prefeito de Anápolis conhece Fazenda Urbana e Muralha Digital de Curitiba

Prefeito Rafael Greca com o secretário de Segurança Alimentar, Luiz Dâmaso Gusi, recebe o prefeito de Anápolis - GO, Roberto Naves e Siqueira. Curitiba, 20/04/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

As experiências de Curitiba nas áreas de segurança alimentar e segurança pública vão subsidiar futuras ações planejadas para a cidade de Anápolis, em Goiás.

Foi para isso que o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, visitou Curitiba nesta quinta-feira (20/4), e foi recebido pelo prefeito Rafael Greca no Palácio 29 de Março. Naves estava acompanhado da primeira-dama e deputada estadual, Vivian Albernaz Naves, e de Erizânia Freitas Lobo, secretária municipal de Integração, Assistência Social, Cultura, Esporte, Trabalho, Emprego e Renda.

 

“Anápolis é a segunda maior cidade de Goiás e o prefeito veio conhecer a nossa Fazenda Urbana e o funcionamento da Muralha Digital. Queremos que Curitiba seja o exemplo do Brasil”, disse Greca.

Greca entregou aos visitantes esculturas de miniaturas de araucárias, árvore símbolo de Curitiba e do Paraná, além de um lenço estampado com motivos do escultor João Turin e um exemplar o livro Paranismo, de autoria do professor e crítico de arte carioca José Roberto Teixeira Leite, a mais completa obra sobre o movimento cultural surgido no começo do século 20 para valorizar as raízes do Paraná.

“Com diz o escritor, os homens têm que ser maiores do que as araucárias para que possam plantar cidades”, disse Greca.

Experiência in loco

Ciceroneado pelo secretário municipal de Segurança Alimentar (SMSAN), Luiz Gusi, o prefeito de Anápolis visitou a Fazenda Urbana e conheceu as experiências de Curitiba com os programas Mesa Solidária, Restaurante Popular, Agricultura Urbana (Fazenda Urbana e Hortas) e Sacolões e Armazém da Família.

A comitiva de Anápolis também conheceu a Muralha Digital, o cerco de segurança com videomonitoramento implantado pela Prefeitura de Curitiba e que tem ajudado a reduzir crimes na cidade.

Eles viram as diferentes possibilidades que a tecnologia da Muralha permite, desde o monitoramento de ruas da cidade, unidades escolares, prédios públicos e praças, como também suas ferramentas, como o reconhecimento facial e o botão do pânico para mulheres vítimas de violência.

115 anos de história

Anápolis foi fundada há 115 anos e tem mais de 300 mil habitantes. A cidade surgiu em meados do século 18 às margens do Ribeirão das Antas, marcado pela atividade dos tropeiros que iam em direção às lavras de ouro de Meia Ponte (Pirenópolis), Corumbá de Goiás, Santa Cruz, Bonfim (Silvânia) e Vila Boa (Cidade de Goiás).

Atualmente, Anápolis é a segunda maior cidade de Goiás e se tornou em um polo industrial com a instalação da montadora de veículos Caoa, do Laboratório Teuto Brasileiro S/A e da Neo Química.

Presenças

Participaram também do encontro o secretário municipal de Segurança Alimentar, Luiz Dâmaso Gusi, o superintendente, Edson Rivelino, e André Moro, do ICI.