“Vim aqui buscar um futuro prefeito ou prefeita para Curitiba”, brincou o prefeito Rafael Greca ao iniciar a aula magna para os alunos dos cursos de arquitetura e das sete engenharias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), nesta segunda-feira (19/2), no Centro Politécnico. A brincadeira evoca a memória do local, onde se formaram os ex-prefeitos Ivo Arzua Pereira e Jaime Lerner, além de Greca.
Na aula magna, o prefeito abordou aspectos históricos e culturais da formação de Curitiba, passando pela atualidade e projetos futuros. “O horizonte da sociedade tem que ser o da cidadania”, disse. Greca falou sobre a trajetória da cidade como referência mundial em planejamento urbano e ambiental. “Quero convidar vocês a inovarem, a sonharem e a pensarem grande”, afirmou o prefeito.
O reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, cumprimentou os calouros e calouras e enalteceu o resgate histórico feito por Greca. “A fundação da nossa universidade, a primeira do Brasil, se entrelaça com a história da nossa cidade”, ressaltou.
Os calouros também receberam boas-vindas do diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, Horácio Tertuliano Filho, que afirmou que alunos, funcionários e professores da universidade são uma grande família. “Vamos colocar à disposição nossos melhores professores e melhores equipamentos”, salientou.
Alguns dos novos alunos foram convidados ao palco, onde receberam medalhas pelo desempenho no vestibular 2017/2018. Foram Alexandre Schneider Salgueiro, quarto lugar na classificação geral; Alexandre Sokoloski, primeiro lugar em Engenharia Ambiental; Laura Panichi, primeiro lugar em Engenharia Civil; e Maria Letícia Saatkamp, primeiro lugar em Engenharia de Bioprocessos.
Também participaram a vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzon de Muniz, e a vice-diretora do Setor de Tecnologia da UFPR, Regina Maria Hartog Pombo Rodriguez.