Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Proteção

Prefeito alerta sobre a importância da vacina no primeiro dia de imunização contra a gripe em Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel acompanha o início da campanha de vacinação contra a gripe, na US Vila Feliz no Novo Mundo. Curitiba, 01/04/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Curitiba iniciou, nesta terça-feira (1/4), a vacinação contra a influenza para os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (veja quais são abaixo). O prefeito Eduardo Pimentel e a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, fizeram o lançamento simbólico da Estratégia de Vacinação contra a Gripe 2025, na Unidade de Saúde Vila Feliz, no bairro Novo Mundo.

“A vacinação contra a gripe pode ser feita nas nossas 109 unidades de saúde. É importante você que faz parte do grupo prioritário vir se vacinar. Eu fiz questão de hoje, no primeiro dia, ver esse trabalho sendo feito na unidade de saúde e valorizá-lo”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

“A vacina, além de salvar vidas, impede que as pessoas fiquem doentes e precisem ir até unidades de saúde, upas e hospitais. Essa é uma forma, inclusive, de trabalharmos a cidadania. Porque você se preservando, estando imunizado, evita de ir à unidade de saúde e dá espaço para quem está com algum problema mais grave. É importante essa conscientização”, completou o prefeito.

No preview available
No preview available


Eduardo Pimentel, prefeito.

A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, reforçou a gravidade da doença, principalmente para o público mais vulnerável. No ano passado, Curitiba teve 50 mortes por influenza, a maioria pessoas com mais de 60 anos. "Este ano, em três meses, já foram duas mortes por influenza. A gripe é a porta de entrada para complicação por pneumonia. Dependendo da imunidade, pode complicar com uma infecção bacteriana e causar a morte. Então, vacinar é prevenir, é cuidar da vida”, afirmou Tatiane.

Âncora

Público

O público prioritário é composto por 714 mil pessoas em Curitiba, segundo as estimativas. O imunizante atualizado está disponível de segunda a sexta-feira, para este grupo, em 109 unidades de saúde do município. Para saber endereço e horários dos pontos de vacinação, acesse o site Imuniza Já Curitiba.

Fazem parte do público prioritário para receber a vacina contra a gripe de rotina, segundo o definido pelo Ministério da Saúde: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes.

Além do grupo de rotina, a vacinação estará disponível também para o chamado grupo especial, elencado pelo Ministério da Saúde: puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias); trabalhadores da saúde; professores; pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais; povos indígenas; quilombolas; forças armadas, de segurança e salvamento; pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário; caminhoneiros; portuários e trabalhadores dos Correios.

Sandra Roma, 64 anos, dona de casa, compareceu ao primeiro dia de vacinação contra a gripe. “Quer ver a minha carteirinha? Tomei todas as vacinas: covid, gripe”, pergunta, com orgulho. “Eu acho importante se vacinar. Primeiro dia, estou aqui”, afirmou.  


No preview available
No preview available

Sandra Roma, dona de casa.


Maria Eunice Stefani, de 68 anos, conta que sua experiência com a vacina contra a gripe é ótima. “Apesar de ter 68 anos, com 67 foi a primeira vez que eu tomei. Eu não queria, mas tomei o ano passado e fiquei maravilhosamente bem o ano inteiro. Não fiquei doente. Vale muito a pena”, conta.


No preview available
No preview available

Maria Eunice Stefani.


Orientações para vacinação

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.

De acordo com a nova orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe passa a ser disponibilizada de forma contínua, aos grupos que fazem parte do calendário de rotina e demais grupos especiais, até 31 de janeiro de 2026.

No preview available
No preview available


Tatiane Filipak, secretária municipal da Saúde.

“Hoje começa a vacinação e até janeiro do ano que vem ela vai estar disponível. Mas é bom não esperar até lá. Quanto antes eu fizer a vacina, antes eu estarei protegido”, reforçou a secretária.

Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação e documentação que comprove a sua situação de inclusão em um dos grupos prioritários (se for o caso).

A SMS orienta, ainda, que demais vacinas em atraso também podem ser colocadas em dia junto com a vacinação contra a gripe.

Presenças

Participaram do lançamento da Estratégia de Vacinação contra a Gripe 2025, a administradora regional do Pinheirinho, Janaína Lopes Gehr; o supervisor do distrito sanitário do Pinheirinho, Cléverson Fragoso; a supervisora do distrito sanitário do Portão, Francielle Cristine Dechatnek; a supervisora do distrito sanitário da CIC, Alessandra Lopes dos Santos; a autoridade sanitária local da Unidade de Saúde Vila Feliz, Priscila dos Santos Yanaze; a coordenadora da Central de Vacinas de Curitiba, Débora Carlet; e a coordenadora de Vigilância em Saúde do distrito sanitário do Pinheirinho, Carla Nadalin.


Público prioritário para vacinação contra a gripe


Público para a vacina de rotina contra a gripe

  • Pessoas com 60 anos ou mais;
  • Crianças de 6 meses a 5 anos;
  • Gestantes.


Público especial para a vacinação contra a gripe

  • Puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Professores;
  • Pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais;
  • Povos indígenas;
  • Quilombolas;
  • Forças armadas, de segurança e salvamento;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário;
  • Caminhoneiros;
  • Portuários;
  • Trabalhadores dos Correios.