A histórica Igreja de São Grato, no bairro Mossunguê, passará por um estudo para receber uma completa revitalização e restauro. Para tratar do assunto, nesta terça-feira (15/8) o prefeito Rafael Greca se reuniu com o padre Osmair José Prestes, pároco da igreja, na sede da Prefeitura de Curitiba.
“A capela de São Grato, vizinha à atual igreja paroquial de São Grato do Mossunguê, foi construída por imigrantes italianos vênetos em 1.889. É um exemplo da arquitetura colonial rural da antiga Curitiba, e da nova Curitiba, hoje envolvida pela fabulosa região da Ecoville”, explicou o prefeito.
Greca ressaltou a importância histórica da igreja, uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP). “Ela é um monumento de Curitiba. Vamos começar um processo de revitalização e restauro à altura de sua importância histórica”, definiu o prefeito.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, o diretor de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Gabriel Serratto Paris, e os integrantes do Conselho para Assuntos Econômicos Paroquial da Igreja São Grato, Leonides Borsa e Edgar Guolo, participaram da reunião.