Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Bloco Garibaldis e Sacis

Pré-carnaval no Tatuquara conscientiza curitibanos sobre respeito e diversidade

Início da campanha “Respeite Meu Espaço” foi no bloco Garibaldis e Sacis, na Regional Tatuquara. Curitiba, 26/01/2025. FOTO: Isabella Mayer/SMCS


Neste domingo (26/1), o bloco Garibaldis e Sacis sacudiu as ruas do Tatuquara, mas além da música e da alegria, o pré-carnaval trouxe também informação e conscientização com o lançamento da campanha “Respeite Meu Espaço”. A iniciativa, lançada pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, busca conscientizar a população sobre a importunação sexual e promover o respeito à diversidade durante as festas de carnaval.


A primeira ação da campanha marcou presença no bloco, com distribuição de materiais informativos e orientações sobre temas fundamentais como importunação sexual, racismo e LGBTfobia. Quem passou por lá, além de cair na folia, teve a oportunidade de se informar e refletir sobre esses assuntos. A secretária Marli Teixeira, que estava no evento, reforçou que a campanha estará presente em toda a programação de carnaval da cidade, organizada pela Fundação Cultural de Curitiba. 

“Nosso objetivo é levar a informação de que não é não, de que importunação sexual é crime. Queremos trabalhar essa questão com toda a comunidade, para que as pessoas se unam e, caso flagrem qualquer situação, denunciem”, destacou Marli. “Queremos que todos possam brincar e aproveitar o carnaval com segurança e tranquilidade”, concluiu.

Entre os foliões, a iniciativa foi bem recebida. Ariane Marinoski, moradora do Tatuquara, aproveitou o pré-carnaval com sua filha Ana Clara e elogiou a abordagem da campanha. “Gostei da forma leve como o tema foi tratado. É importante dar acesso a essas informações porque, muitas vezes, as pessoas nem sabem que é crime ou não param para pensar sobre isso”, comentou. Já Manoela Vitoria Sandri, também moradora da região, destacou a importância de divulgar os canais de denúncia. “É necessário conscientizar e falar sobre isso, para que a população em geral saiba onde procurar ajuda”, afirmou.

Além do trabalho da Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, a ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, que levou material informativo sobre o combate ao mosquito da dengue e distribuiu autotestes de HIV. O administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, também acompanhou o evento.