O prazo para incrição nos cursos da 41ª Oficina de Música de Curitiba que exigem seleção prévia e ainda contam com vagas disponíveis foi estendido até 4 de janeiro de 2024. São cerca de 500 vagas nas aulas programadas para o período de 25 de janeiro a 4 de fevereiro.
Com 80 cursos no total, dos quais 40 envolvem um processo seletivo, a ocupação atual já alcançou 60%, refletindo a significativa procura por esta edição da Oficina de Música de Curitiba.
“Essa nova oportunidade deve alcançar ainda mais alunos”, afirmou Janete Andrade, coordenadora geral da Oficina de Música. “Queremos garantir a participação de todos. Com esse tempo estendido os alunos poderão se programar e se organizar para que possam participar da Oficina”.
Para aqueles que buscam flexibilidade em sua experiência musical, os cursos sem seleção prévia permanecem com inscrições abertas até 15 de janeiro, ou enquanto houver vagas disponíveis.
Variedade de opções
Esta edição destaca-se pela diversidade de estilos, abrangendo desde Música Antiga, Erudita, MPB, Música e Tecnologia até Musicalização Infantojuvenil. Com mais de 90 profissionais renomados do cenário musical nacional e internacional, os cursos oferecem uma imersão completa, cobrindo aulas de instrumentos, práticas de conjunto, óperas e workshops de curto período.
Ainda há oportunidades com músicos de destaque, como os britânicos da música antiga, Monica Huggett e Rodolfo Richter, que ministrarão o curso de violino e viola barroco. Destaca-se também o violinista curitibano Fabricio Mattos, o primeiro violonista do mundo a conquistar um doutorado na Royal Academy of Music de Londres, além de outros cursos notáveis como percussão, com John Boudler, e violoncelo, com Fabio Presgrave e Marina Martins.
Na área da MPB, ainda há vagas para Samba de Bateria, com Diego Zangado, Cocos do Nordeste, com Negadeza, e Piano Popular, com Luísa Mitre.
Inscrição para cursos com seleção
Candidatos devem prestar atenção nas especificidades de cada curso, anexando os materiais solicitados conforme a ementa disponível. A organização da Oficina de Música enfatiza a importância de seguir as orientações para garantir uma avaliação adequada durante o processo seletivo.
Os interessados devem enviar currículos e vídeos demonstrativos de seu nível de conhecimento, e os selecionados serão classificados como aluno ativo ou aluno ouvinte. O resultado da seleção será divulgado até dia 10 de janeiro.
Parcerias
A 41ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, contando com o apoio de diversas instituições, incluindo a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Teatro Regina Casillo.
Serviço
41ª Oficina de Música de Curitiba
Data: De 25 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024
Site: oficinademusica.org.br
Site do Aluno: aluno-oficinademusica.curitiba.pr.gov.br