O Ministério da Cidadania prorrogou novamente o prazo de atualização do Cadastro Único (CadÚnico) para as famílias que estão sem revisar as informações desde 2017. O prazo que terminaria na última sexta-feira (14/10) foi estendido até 11 de novembro. A atualização do cadastro é importante para acesso e permanência em programas sociais que usam o Cadastro Único para critérios de seleção.
Em Curitiba, das 170.131 famílias inscritas no Cadastro Único, 800 se enquadram neste recorte. A capital conta com uma extensa rede onde é possível fazer o Cadastro Único, formada por 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), a unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na Regional CIC, e três Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop), porém a atualização cadastral só pode ser feita nos Cras.
Sem filas
A superintendente de Gestão da Fundação de Ação Social (FAS), órgão responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego do município, Veranice Vieira de Lara Hayashida, explica que em Curitiba, diferentemente de outros municípios do país - onde nas últimas semanas foram registradas grandes filas para revisão cadastral -, o atendimento para revisão do Cadastro Único acontece normalmente.
Isso acontece porque desde o último mês de julho, a FAS organizou plantões aos sábados para dar mais agilidade ao trabalho e ampliar a possibilidade para aqueles que trabalham durante a semana.
“Estamos atentos a essa demanda e nos organizamos por entender a importância da oferta desse cadastro para que famílias em situação de vulnerabilidade social possam ter acesso aos programas de transferência de renda e outros benefícios”, acrescenta a Superintendente Veranice.
Somente neste mês, a FAS promoveu três plantões para atendimento às famílias que desejam ser inseridas ou atualizar o cadastro e outros dois serão promovidos, nos dias 22 e 29, das 8h às 17h (veja programação abaixo).
Consulta
As famílias inscritas no CadÚnico podem verificar se seus dados estão desatualizados ou mesmo se as informações já fornecidas estão sendo confrontadas com outras bases de dados administrativos federais por meio do aplicativo do CadÚnico, disponível para download na página Gov.br, no link https://www.gov.br/cidadania/pt-br/cadunico/app-cadunico
Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo do Cadastro Único. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.
A consulta também pode ser realizada na versão web. Serão exibidos os dados de identificação do Responsável pela Unidade Familiar, os dados da família e de seus membros.
Plantões para atualização do Cadastro Único
22 de outubro
Regional Bairro Novo – CRAS Madre Tereza, CRAS Umbará
Regional Boqueirão – CRAS Iguape, CRAS Vila São Pedro
Regional Pinheirinho – CRAS Rua da Cidadania
Regional Tatuquara – CRAS Rio Bonito, CRAS Santa Rita, CRAS Pompéia
29 de outubro
Regional Bairro Novo – CRAS Bairro Novo
Regional Pinheirinho – CRAS Rua da Cidadania