O programa de modernização do sistema de iluminação pública da cidade chegou a mais duas áreas de lazer da Regional Portão. Foram revitalizados os sistemas luminotécnicos, com a substituição de lâmpadas convencionais por luminárias em tecnologia LED, da Praça Tobias Bueno Arruda no bairro Seminário, e de um bosque de conservação da biodiversidade urbana (BCBU) no bairro Santa Quitéria.
Os serviços foram executados no fim de maio sob a coordenação do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
“A iluminação de áreas de lazer e das praças oferece maior bem-estar e sentimento de segurança às pessoas. É uma ação contínua, pautada especialmente a partir das demandas dos moradores dos bairros. Iluminamos mais e com menor custo, substituindo os equipamentos convencionais por materiais em tecnologia LED”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
"Mudou da água para o vinho"
A Praça Tobias Bueno Arruda fica na Rua Harry Blas Gomm (no encontro das ruas Curupis e Curupaitis) no bairro Seminário, conta com área de 8 mil metros quadrados e é equipada com quadra de tênis, cancha de areia, parquinho, pistas de caminhada e área verde.
O frequentador da praça Eduardo Valêncio, 62 anos, disse que as melhorias no sistema de iluminação foram muito positivas para o local. “Mudou da água para o vinho. A gente percebe pela frequência das pessoas, algumas passeando com cachorros, outras caminhando para se exercitar, é outro ambiente”, relatou Valêncio, que mora na Rua Curupis (em frente da praça), desde 1994.
Lâmpadas modernas e eficientes
Para fazer as transformações na Praça Tobias Bueno Arruda as equipes do Departamento de iluminação pública da Smop substituíram as lâmpadas AR 250W dos três superpostes por luminárias MR-10 de 100W, que são mais eficientes e consomem menos energia.
Além disso foi feito um complemento com a instalação de cinco postes poliméricos de 6m verde escuro, equipados com luminárias e MR-9, de 60W, para iluminar uma área da praça que era muito escura devido à arborização. A mudança tornou a iluminação do local mais eficiente para atividades à noite, além de trazer economia de energia.
Bosque bem iluminado
Já no Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU), no bairro Santa Quitéria, as equipes retiraram 4 braços com luminárias de 250W vapor metálico antigas. Em seu lugar, foram instalados quatro postes de concreto circular de 12m, com luminárias MR-10 (100W) para iluminação geral do eixo e dois postes duplo T de 12m com três projetores MR-15 (luminárias de 200W) em cada poste para iluminação da quadra poliesportiva.
O BCBU do Santa Quitéria tem área de 4,3 mil metros quadrados e tem acesso pela Rua Guilherme Martini, ao lado do conjunto Buriti.
Parques e praças bem cuidados
Em parques e praças das dez administrações regionais já foram feitas mais de 727 revitalizações, desde 2017. Somente no ano passado, 120 locais ficaram mais claros. Os avanços no parque de iluminação pública podem ser percebidos por toda a cidade.