Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Abastecimento

Praça Rui Barbosa terá atividades para orientar população sobre alimentação saudável

Quem passar pela Praça Rui Barbosa nesta sexta-feira (16), entre 9h e 16 horas, vai poder saber mais sobre os cuidados com alimentação e os problemas causados pela alimentação ultraprocessada. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Quem passar pela Praça Rui Barbosa nesta sexta-feira (16), entre 9h e 16 horas, poderá saber mais sobre os cuidados com alimentação e os problemas causados pela alimentação ultraprocessada. Técnicos de diversas secretarias municipais, de entidades da sociedade civil e do Sesc estarão no local para atividades referentes ao Dia Mundial da Alimentação.

A abertura do evento será no auditório da Rua da Cidadania Matriz com o 4º. Encontro Pedagógico de Troca de Experiências em Alimentação Saudável. No encontro serão apresentados experiências e trabalhos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos das escolas municipais sobre o tema. Ao mesmo tempo será feita medição de pressão arterial e do Índice de Massa Corporal (IMC), por equipes do Sesc e da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

“A partir desses testes, técnicos da Saúde poderão fazer a orientação nutricional, de acordo com o perfil de cada participante”, explica a nutricionista responsável pelo setor de Educação Nutricional do Abastecimento, Silvia Rocha. A equipe de nutricionistas do Abastecimento vai apresentar ao público qual a quantidade de sal, açúcar e gordura existentes em alguns alimentos industrializados habitualmente consumidos pela população, como refrigerantes, achocolatados, macarrão instantâneo, sucos e bolachas.

“Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de se reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e, consequentemente, reduzir a ingestão de sódio (sal), açúcar e gordura”, explica Silvia.

A orientação nutricional integra o projeto “Conhecer para Melhor Escolher”, desenvolvido durante todo o ano pela equipe de nutricionistas do Abastecimento em equipamentos da Prefeitura e eventos públicos. A população vai encontrar também uma cesta de produtos industrializados que podem ser adquiridos com preços até 40% mais baratos nos Armazéns da Família que nos mercados convencionais.

Técnicos do setor de Agricultura Urbana apresentarão como fazer compostagem, que é a produção de adubo a partir de lixo orgânico, e como cultivar hortas em pequenos espaços para a produção legumes e verduras. Enquanto que as nutricionistas da Unidade Móvel de Segurança Alimentar da secretaria do Abastecimento farão orientações sobre como higienizar adequadamente os alimentos e como deve ser feito o armazenamento de produtos na geladeira. Os participantes que passaram pelo local poderão receber, ainda, informações sobre o programa Nossa Feira, Restaurante Popular e Câmbio Verde, que efetua a troca de lixo reciclável por alimentos, da secretaria de Meio Ambiente.

O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), com o apoio das secretarias municipais, do Sesc Paraná, da Associação dos Celíacos do Paraná e de outras entidades sociais relacionadas ao tema. Participam as secretarias municipais de Abastecimento, de Governo com apoio da Administração Regional da Matriz, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Esporte, Lazer e Juventude, e pela Fundação de Ação Social (FAS) e Agência Curitiba.