Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Qualificação profissional

PPE forma nova turma de adolescentes para o mercado de trabalho

PPE forma nova turma de adolescentes para o mercado de trabalho. - Na imagem, Presidente da FAS, Fabiano Vilaruel. Foto: Divulgação

 

Essencial, experiência, inovação, criação, apoio, conhecimento, superação, transformação, futuro, esperança e gratidão. Essas são as palavras que resumem o Programa de Formação para o Primeiro Emprego (PPE), segundo os adolescentes que se formaram na primeira turma do programa em 2021, nesta sexta-feira (30/7).

A cerimônia foi realizada virtualmente, em função da pandemia da covid-19, e transmitida pelo canal da Fundação de Ação Social (FAS) no Youtube. Aproximadamente 145 jovens, de 14 a 17 anos, participaram da formatura que reuniu ainda gestores do programa e representantes das instituições parceiras que trabalham na formação das adolescentes.

Guilherme Henrique Pereira, da turma da Regional Boqueirão, fez uma homenagem aos formandos e falou da importância do programa. “Quantos desafios e inseguranças superados. Aprendemos a pensar em equipe, a elaborar projetos e, principalmente, que podemos sonhar e superar desafios porque podemos ser protagonistas de nossas próprias histórias”, disse ele.

Assim como os formandos, também foram homenageados durante a cerimônia os servidores da FAS envolvidos no desenvolvimento do programa, os parceiros e os familiares e responsáveis pelos jovens.   

Qualificação

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, sugeriu que os adolescentes continuem se dedicando aos estudos, mesmo com o fim das atividades do programa, para se possam ser competitivos no mercado de trabalho. “Vocês estão preparados e tenho certeza que terão oportunidades incríveis”, disse.

Vilaruel destacou que todos os formandos serão priorizados nas articulações mantidas pela FAS para inserir adolescentes em vagas de emprego, na condição de aprendiz.

Parceiro do PPE desde a primeira turma do programa, o presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), Domingos Murta, cumprimentou os formandos e parabenizou os familiares pelo apoio dado aos jovens. “O PPE é uma grande oportunidade e o CIEE sempre estará ao lado desses jovens. Queremos fazer com que a sociedade seja cada vez mais igualitária socialmente para todos”, disse.

O programa

Lançado no fim de 2018, o PPE tem o objetivo elevar o nível de empregabilidade de adolescentes, preferencialmente aqueles vinculados a serviços da FAS. O programa oferta um percurso formativo que abrange as áreas cognitivas, relacionais e comportamentais.

Durante quase quatro meses, os alunos têm acesso a conteúdos que buscam o desenvolvimento profissional e comportamental e, por fim, a ampliação das possibilidades de acesso ao primeiro emprego.  

Entre os conteúdos estão reforço de Português e Matemática laboral, informática básica, descoberta de ferramentas de gestão e desenvolvimento de  projetos. “Durante todo o programa, os jovens são estimulados ao autoconhecimento e percepção das suas relações com o mundo e com os resultados que desejam para si mesmos”, explica a diretora de Diretora de Apoio à Empregabilidade da FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira.

Desde que foi criado, o PPE ofertou 2.500 vagas e teve 700 jovens formados entre 2019 e 2020.  

Nesta primeira turma de 2021, foram destaque do programa as adolescentes Alessandra dos Santos e Maria Ludmila Souza, ambas da Regional CIC, além de Yasmin Rodrigues Ricci, da Regional Bairro Novo. Elas receberam placas e certificados em reconhecimento ao desemprenho apresentado ao longo do PPE.

Presenças

A formatura teve ainda a participação de representantes de todas as instituições parceiras do programa, como Aline Calefi, da Associação Júnior Achievement Paraná; Leandro Rafael Pinto, do Instituto Federal do Paraná (IFPR); e Nicole Marin, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Representando a FAS, participaram a coordenadora de Apoio à Empregabilidade, Roberta Carnasciali dos Santos, e a gerente do PPE, Francielli Hass.

Em alta