No mês de fevereiro, a Prefeitura de Curitiba mantém o ritmo de nomeações de novos servidores, profissionais que fizeram o concurso público de 2022 e que estão tomando posse. Nesta terça-feira (6/2), foram convocados mais de 140 classificados que já cumpriram a etapa de entrega de documentos e a de exames admissionais e foram considerados aptos. Outro grupo de mais de 140 foi chamado para as reuniões realizadas na segunda-feira (5/2).
As reuniões são realizadas na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), no São Francisco. Nos dois dias, houve reuniões de nomeação e posse de professores de Educação Infantil, profissionais do magistério – Docência I e Docência II. A volta às aulas na rede municipal será no dia 20 de fevereiro.
Os professores Kawane Cristina Silva, 28 anos, Douglas Albergoni Laroca, 33, e Eliza Beatriz de Abreu, 26, estão entre os profissionais que tomaram posse.
Kawane agora é professora contratada de Educação Infantil da rede municipal de Curitiba, onde ela começou a trabalhar há quase dois anos chamada pelo processo seletivo simplificado (PSS), do qual participou, para Docência I. Ao tomar posse nesta terça, ela lembrou do pai, que faleceu em 2021 por causa da covid-19. “Ele sempre me incentivou a buscar o serviço público. Dedico a ele esse momento”, disse ela emocionada com a lembrança.
Ex-professora da iniciativa privada por dez anos, ela percebeu diferenças quando começou a trabalhar na Prefeitura de Curitiba. “O método é diferente. A bagagem que a gente carrega tendo trabalhado na Prefeitura é excelente. É lindo ver o desenvolvimento das crianças”, observa Kawane, que escolheu o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Lindoia para trabalhar.
A escolha das unidades é feita no momento da posse, por ordem de classificação. A oferta leva em conta a disponibilidade definida pela Secretaria Municipal da Educação. Por isso, antes de serem chamados um a um para a nomeação, os profissionais estudam a lista de opções e levam em conta mais de uma possibilidade.
Convocados de Educação Física – concurso de 2022
Douglas faz parte das primeiras convocações de profissionais de Docência II – Educação Física, do concurso de 2022. Professor de Educação Física de Curitiba há dois anos e meio, nesta terça-feira (6/2), ele tomou posse em seu segundo padrão na Prefeitura de Curitiba.
“Após mais de dez anos como professor municipal em Fazenda Rio Grande, escolhi a Prefeitura de Curitiba. Esperei ansiosamente esse momento”, declarou ele, que já trabalhava na Escola Professora Jurandyr Baggio Mockell, no Pinheirinho, em um período. Agora serão dois. Ele avalia que trabalhar num único local vai tornar a vida menos corrida.
O professor reconhece o papel do ensino da Educação Física na vida dos estudantes. “A Educação Física consegue desenvolver a criança na sua integralidade. É fundamental”, resume.
O primeiro concurso público que Eliza fez foi o de 2022, assim que terminou sua formação. A partir desta semana, ela é profissional do magistério – Docência I na Prefeitura de Curitiba e vai trabalhar na Escola Municipal Pilarzinho.
“Queria muito trabalhar no serviço público. Sei do respeito que a Prefeitura de Curitiba tem pelos profissionais, ela investe em cursos, na formação continuada e isso é muito importante”, declarou ela que, na posse, lembrou dos professores que, na infância, nas escolas onde estudou, a influenciaram a tornar-se professora.
Quase 500
Só na semana passada foram nomeados 244 professores de Educação Infantil e 235 profissionais do magistério – Docência I, aprovados em concurso público. Para quarta, quinta e sexta-feira (7, 8 e 9/2) são esperados mais de 240 aprovados.
Para que não percam os prazos estabelecidos nos editais, todos os que fizeram o concurso público devem acompanhar as publicações pelo site da Prefeitura de Curitiba. Os candidatos aprovados também recebem e-mail e telegrama, de acordo com o endereço informado no ato da inscrição.