Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Comunidade

Portal Polonês marca história da imigração desse povo a Curitiba

a

No último dia 9, o Portal Polonês de Curitiba completou 24 anos de instalação. O monumento colocado em 1991 - que se destaca na Rua Mateus Leme, no Centro Cívico -, foi instalado no ano em que a colonização polonesa comemorou 120 anos na cidade. Essa foi uma das principais etnias que contribuiu com o desenvolvimento socioeconômico, político, científico e cultural de Curitiba.

O Portal Polonês fica ao lado do Bosque do Papa. Tem 120 metros de extensão e 6 metros de altura, com lambrequins e encaixes especiais de madeira, reproduzindo uma casa tipicamente polonesa.

A Rua Mateus Leme foi escolhida por ser ali um antigo traçado que ligava a região central de Curitiba a colônias que abrigavam famílias de origem polonesa, e que se transformaram em diversos bairros da cidade como Taboão, Abranches, Barreirinha e Pilarzinho. Até meados da década de 1940, os imigrantes transitavam pela estrada com suas carroças para vender produtos hortifrutigranjeiros.

O ex-vereador José Gorski foi o propositor da criação do portal e relembra trechos marcantes da solenidade, do projeto e da relevância das diversas etnias que vivem em Curitiba.

“O portal simboliza nossos antepassados, que chegaram aqui em 1871, sendo em sua maioria agricultores que procuraram se desenvolver em torno da cidade de Curitiba. O Portal Polonês foi uma homenagem justa para esse povo” disse Gosrki.

Gorski conta que na época, além de ser um marco para a cidade, a inauguração foi uma oportunidade para famílias e colônias, que há muito tempo não se viam, se reencontrarem.