Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saiba como participar

População pode opinar na revisão do plano de saneamento de Curitiba em três audiências públicas

Prefeitura vai promover consulta e audiências públicas para discutir a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Curitiba.

A primeira audiência pública para discutir a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Curitiba (PMSB) será feita nesta sexta-feira (25/4), às 18h30, no auditório da Câmara Municipal de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 720 - Centro). A reunião é aberta a todos os moradores da cidade, é só chegar e participar.

Na semana que vem, as audiências públicas ocorrem na segunda-feira (28/4), no auditório da Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213 - Santa Felicidade), às 18h30, e na terça (29/4), no auditório da Rua da Cidadania do Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033 - Capão Raso), no mesmo horário. 

A Prefeitura disponibilizou um link pela internet para a população poder participar on-line da consulta pública e discutir a revisão do plano de saneamento. Clique aqui e participe online da consulta pública. Pela internet é possível enviar as sugestões até o dia 14 de maio.


O prefeito Eduardo Pimentel explicou sobre a importância da participação popular nas audiências presenciais e pela internet. “Vamos discutir o futuro da cidade em termos de saneamento básico e dos cuidados com nossos rios. Como cidadãos, devemos todos participar, vamos discutir o melhor para as futuras gerações”, disse Eduardo Pimentel. 

As audiências serão coordenadas pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, é importante a participação da população para entender como funciona o plano e sugerir alterações. 

“Queremos receber o maior número de comentários e sugestões da população e também explicar tudo o que o plano contém, como os indicadores de qualidade da água, as diretrizes sobre a coleta e tratamento de esgoto, a importância da universalização dos serviços de saneamento básico e como isso melhora toda a saúde pública”, explicou Marilza.

Entre os dados que serão atualizados na revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Curitiba estão as informações do programa Amigo dos Rios, dados sobre a Reserva Hídrica do Futuro e o Monitoramento da Qualidade das Águas dos Rios. Também será feito um melhor detalhamento das bacias hidrográficas de Curitiba e das infraestruturas de saneamento existentes, por exemplo.