A população de Curitiba pode marcar a vida de muitos noivos que participarão do casamento coletivo promovido pelo Programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), no dia 18 de maio, na Ligga Arena. A organização do evento está recebendo doações de roupas e acessórios de festa para os noivos e noivas que vão casar.
Podem ser doados vestidos de noiva, vestidos festa, sapatos, bijuterias, bolsas. Para os homens, são aceitos ternos, camisas, calças sociais, blazers, cintos, gravatas e sapatos.
As doações podem ser entregues em diversos pontos da cidade, como nas Ruas da Cidadania, nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), na Fundação de Ação Social (FAS), no Clube Athletico Paranaense e nas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Curitiba e Região Metropolitana.
Os itens entregues nas unidades da Prefeitura serão recolhidos pelo Disque Solidariedade, da FAS, e encaminhados ao Sesc, responsável pela higienização das roupas e calçados.
O tradicional evento, que reúne centenas de casais, tem a parceria do Sistema Fecomércio e da Prefeitura de Curitiba.
Inscrições abertas
Até a terça-feira (15/4), 140 casais já estavam inscritos pelos Cras para participar do casamento coletivo. As inscrições vão até o dia 9 de maio e podem ser feitas, além dos Cras, em qualquer cartório de Registro Civil próximo à residência de um dos noivos. A participação é gratuita.
Além dos moradores da capital, o evento também receberá casais de municípios da Região Metropolitana de Curitiba, que devem realizar sua inscrição em suas respectivas cidades.
Quem pode participar
Podem participar da cerimônia noivos que possuem renda de até um salário mínimo e meio por pessoa ou três salários mínimos por casal, o que equivale a pouco mais de R$ 4,5 mil.
Nos Cras, os noivos poderão receber orientações, encaminhar a documentação e fazer as inscrições. Em 2024, os Cras de Curitiba fizeram aproximadamente 700 inscrições para os noivos que participaram do evento
Documentos necessários
Noivos maiores de 18 anos e solteiros
Documento de Identidade: RG e CPF
Comprovante de residência dos noivos, original e atualizada: conta de luz ou água
Certidão de Nascimento: atualizada/90 dias
Noivos maiores de 18 anos e divorciados
Documento de Identidade: RG e CPF
Certidão de Casamento com averbação de divórcio, original e atualizada/90 dias
Formal de Partilha de Bens do processo de divórcio ou Certidão Negativa de Bens
Comprovante de residência dos noivos, original e atualizada: conta de luz ou água
Noivos com idades a partir de 16 anos e menores de 18 anos solteiros
Documento de Identidade: RG e CPF
Comprovante de residência dos noivos, original e atualizada: conta de luz ou água
Certidão de Nascimento: atualizada/90 dias
Presença dos pais com Documento de Identidade original: RG e CPF