Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024

População em situação de rua celebra Natal com ceias oferecidas por voluntários em Curitiba

População em situação de rua celebra Natal com ceias oferecidas por voluntários. Curitiba, 14/12/2024 Foto: Levy Ferreira/SMCS

Mais de 200 pessoas em situação de rua atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) comemoraram antecipadamente o Natal neste sábado (14/12). Eles participaram de ceias e um café natalino oferecidos por grupos voluntários ligados a igrejas evangélicas que proporcionaram, além de muita comida boa, momentos culturais e também de reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal.

Nas mesas fartas, cuidadosamente preparadas pelos voluntários da Associação Batista de Ação Social (ABASC), ligada à Igreja Batista, e do Projeto Gadareno, da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular, as pessoas em situação de rua atendidas encontraram muitos pratos típicos do Natal.

No cardápio das ceias, oferecidas nos Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP) Doutor Faivre e Solidariedade e também na Casa de Passagem para Mulheres, o Projeto Gadareno ofereceu estrogonofe de carne e champignon, sobrecoxa assada, batata palha, arroz à grega e branco, farofa com bacon, salada verde mista e tomate e maionese, além de refrigerantes. Para sobremesa todos puderam saborear pudim de leite e mousse de maracujá.

Para o café natalino realizado na Casa de Passagem Padre Pio, a ABASC levou pães de queijos, bauru, doguinhos, coxinhas, bolinhos de queijo, bolo nega-maluca, além de brigadeiros e dois amores. Para deixar a festa ainda melhor, o Gadareno ofereceu também refrigerante, café e suco.

Todas as unidades foram cuidadosamente decoradas pelas equipes técnicas, voluntários e usuários para aproximar as pessoas atendidas que normalmente possuem vínculos familiares rompidos. Houve também apresentações de música.

“A ceia de Natal simboliza união, confraternização e acolhida para aqueles que  estão com seus vínculos familiares rompidos ou que não possuem mais nenhum familiar. É com esse propósito que as ações são realizadas nas unidades onde as pessoas passam pelo processo de superação da condição de rua”, explica a diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Grace Puchetti.

Casa de Passagem Boqueirão

Na última quarta-feira (11/12), 50 pessoas em situação de rua atendidas na Casa de Passagem e no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) Boqueirão também comemoraram o Natal antecipadamente. Eles participaram de uma ceia de Natal oferecida pela Comunhão Cristã Shalom, que pelo segundo ano consecutivo reuniu voluntários para realizar o jantar solidário na unidade.

Hans Werner Heinrichs, pastor da Comunhão Cristã Shalom, que fez parte do grupo de voluntários, explicou que a ceia de Natal representa uma oportunidade de abençoar pessoas. “Fazemos isso com o coração alegre e grato porque amamos a Deus e, como seus filhos, ajudamos uns aos outros. Entendemos que nunca devemos desprezar uma pessoa que é menos favorecida”, disse.



Em alta