Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Assistência social

População de rua ganha novo guarda-pertences em centro de atendimento

População de rua ganha novo guarda-pertences em centro de atendimento. Curitiba, 08/05/2017 Foto:Ricardo Marajó/FAS

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Larissa Tissot, inaugurou nesta segunda-feira (08/05) um novo serviço de guarda-pertences para atender migrantes e pessoas em situação de rua.

O serviço funciona dentro do Centro POP João Dorvalino Borba, equipamento mantido pelo município para acompanhar e ofertar serviços para a população de rua, que funciona na Avenida Visconde de Guarapuava, 2674. O Guarda-Pertence tem capacidade para atender até 50 volumes, com armazenamento de roupas e cobertores.

“Muito mais que um lugar para guardar pertences, esse espaço será importante para a vinculação dos usuários aos serviços da assistência social. Vindo até aqui, eles terão a oportunidade de conhecer os nossos serviços e, se desejarem, participar das atividades que buscam a emancipação e dar um novo significado a suas vidas”, disse Larissa.

O guarda-pertences atenderá apenas as pessoas em situação de rua que não são vinculadas a nenhum Centro POP e que forem encaminhadas pelo Atendimento Social Avançado (ASA), instalado no antigo módulo policial na Praça Osório, no Centro de Curitiba, de onde educadores e assistentes sociais percorrem a pé a região central no trabalho de abordagem.

Identificação

Com uma carteirinha, eles terão direito a guardar os objetos e usar gratuitamente os banheiros públicos da Urbs. O guarda-pertences funciona diariamente, das 8h às 17h. Caso a pessoa não recolha os pertences no local após esse horário, é permitida a retirada no dia seguinte. O tempo de tolerância para a armazenagem é de 48 horas.

Este é o primeiro guarda-pertence que funcionará vinculado a um equipamento da FAS. Até então, população de rua contava com um guarda-pertence, que está localizado na Rua Dr. Faivre, 1.212, mas que não está interligado a outra unidade da assistência social. O serviço é desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o Instituto Pró-Cidadania (IPCC).

Genivaldo Aparecido de Souza, que há dois meses é atendido no Centro POP João Dorvalino, diz que o serviço de guarda-pertences facilita o dia a dia da população de rua. “Assim nossas coisas não se perdem na rua ou são roubadas”, disse ele, enquanto aguardava para jantar.

Na inauguração, Larissa destacou que a abertura do novo espaço demonstra que o atendimento à população de rua é uma prioridade da gestão do prefeito Rafael Greca. “A rua não é moradia de ninguém, mas por mais que exista o direito de ir e vir de cada cidadão, o Estado tem a obrigação de discutir projetos de vida e ofertar serviços que impeçam a manutenção da pobreza”, disse ela.

Após a inauguração, a presidente da FAS percorreu o Centro POP e conversou com os usuários.

Centro POP

O Centro POP João Dorvalino Borba faz parte dos equipamentos da FAS para atendimento às pessoas em situação de rua. A unidade atende diariamente cerca de 60 usuários com serviços de alimentação, higiene pessoal e atendimento social.

No espaço, as pessoas em situação de rua podem tomar café da manhã, almoçar e jantar, este último servido em parceria com organizações não governamentais e sem limite de número de pessoas. Durante o dia, eles podem ainda participar de atividades, como artesanato, reforço escolar, xadrez, digitação, arteterapia e leitura. Curitiba tem hoje cinco Centros POP.

Presenças

Participaram da inauguração a vereadora Kátia Dittrich (Kátia dos Animais de Rua), a presidente do Instituto de Saúde de Curitiba (ICS), Dora Pizzatto, o coordenador da Diversidade Sexual, Allan Johan, o coordenador da Igualdade Racial, Adegmar José da Silva (Candieiro), e a equipe administrativa e técnica da FAS.