As refeições vão ficar mais saudáveis na casa de Maria Ivone Paez, de 82 anos. Ela estava entre os moradores que levaram materiais recicláveis e óleo de cozinha usado para trocar por frutas e verduras frescas no ponto do programa Câmbio Verde no Boqueirão, nesta quarta-feira (22/1).
Maria não é a única beneficiada pelo programa. A Prefeitura de Curitiba tem 103 pontos de troca do Câmbio Verde nos bairros da cidade. As trocas são realizadas quinzenalmente (com exceção de feriados), em datas e horários pré-determinados. O calendário pode ser consultado neste link.
Em 2024, o Câmbio Verde coletou 2.496 toneladas de resíduos recicláveis e 16.077 litros de óleo de cozinha. Como consequência foram entregues 738 toneladas de hortifrútis e atendidas 54.024 famílias de Curitiba.
Alimentação saudável
Maria Ivone Paez levou para casa bananas, mandioca, tomate cereja e repolho. “Hoje eu trouxe bastante material, tem plástico, caixas de leite e papelão. Essas verduras que pegamos aqui ajudam muito a gente. Faz uns quatro anos que venho aqui trocar o material que recolho”, disse Maria, que mora há duas quadras do ponto de troca do Boqueirão.
Segunda da fila para fazer as trocas, Nair Terezinha da Silva, de 76 anos, foi cedo com o neto ao Câmbio Verde do Boqueirão. “Desde o começo do Câmbio Verde venho aqui a cada 15 dias. Graças a Deus nunca fiquei doente e tenho força para trazer os materiais para trocar”, contou Nair.
Marcos Antonio Lineu Bathke destaca a qualidade dos alimentos que todos podem pegar no caminhão do Câmbio Verde. “Aqui conseguimos manter uma alimentação saudável, além de ajudar o meio ambiente, não deixando que resíduos vão parar nos rios. Esse programa da Prefeitura de Curitiba é um exemplo para outras cidades”, contou Bathke.
O morador disse que também leva os alimentos para dividir com os vizinhos, pois eles ajudam a juntar material reciclável para a troca no Câmbio Verde.
“Se eu fosse a uma feira iria pagar uns 50 reais por esses que estou levando hoje para casa de graça”, contou Marcos.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente mantém, de terça a sexta-feira, oito caminhões do Câmbio Verde circulando pelos 103 pontos nos bairros. São quatro pela manhã e outros quatro à tarde.
Em média, são recolhidas 3,5 toneladas de resíduos recicláveis em cada ponto do Câmbio Verde por dia. O material é encaminhado para os barracões das associações do Ecocidadão, que fazem a separação e a venda dos resíduos.
Como funciona
Para realizar a troca é muito simples. Cada quatro quilos de lixo reciclável (papel, papelão, vidro, sucata ferrosa e não ferrosa) ou quatro litros de óleo de cozinha usado acondicionado em garrafas PET dão direito a um quilo de frutas e verduras da época.
As trocas são realizadas quinzenalmente (com exceção de feriados), em datas e horários pré-determinados.
Cooperativas
As frutas, verduras e legumes são adquiridas de 389 agricultores familiares das cooperativas de Produtores de Hortifrutigranjeiros de São José dos Pinhais (Coophort), Agrícola Familiar de Colombo (Cooacol) e dos Produtores Familiares do Vale (Provale).
O Câmbio Verde é feito em parceria entre as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Segurança Alimentar e Nutricional.