Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Primeiro dia de funcionamento

População de Curitiba aprova o conforto da nova Estação Prisma Solar Agrárias

População de Curitiba aprova o conforto da nova Estação Prisma Solar Agrárias. Curitiba, 14/05/2024. Foto: Luiz Costa/SME

No primeiro dia de funcionamento, nesta terça-feira (14/5), a Estação Prima Solar Agrárias, novo equipamento do transporte público de Curitiba, recebeu elogios. A estação fica na Rua dos Funcionários e atende a linha direta Inter 2, em ambos os sentidos (horário e anti-horário).

A nova estação tem capacidade para 280 usuários e está operando com cobrador na rampa de entrada. Algumas novidades ainda estão sendo implantadas, como a bilhetagem por reconhecimento facial e o painel de mensagem variável conectado a duas câmeras de vigilância que integra os usuários com a Central de Operações da Urbs.

 

Preparada para todos os climas

Para a cozinheira Helena Nogueira, a Estação Prisma Solar representa uma nova fase de conforto enquanto espera o ônibus. "Em horário de pico o tubo enchia, mas agora tem muito mais espaço, é confortável”, comentou.

A terça-feira chuvosa fez a cozinheira se lembrar de um dos principais problemas da antiga estação-tubo do local. “Chovia dentro do tubo, era frio no inverno e muito quente no verão, agora com tudo bem fechado e ar-condicionado não será mais assim”, disse Helena.

Com as ondas de calor cada vez mais frequentes e o frio do inverno se aproximando, a Estação Prisma Solar está preparada para reduzir o impacto das temperaturas extremas, com dois ares-condicionados de ciclo reverso, ou seja, quente e frio. A energia utilizada pelos equipamentos é toda produzida por painéis fotovoltaicos, tornando-a autossustentável.

Outro utilizador diário da estação, o auxiliar-administrativo Jonas Miguel Belan aprovou as mudanças. “É espaçosa e agora também tem lugar pra sentar, gostei muito”, comentou.

Aconchegante foi a palavra escolhida pelo palestrante motivacional Ronnald Pinheiro para descrever a nova estação. “Muito aconchegante! Fiz questão de descer aqui para conhecer. É uma iniciativa muito boa que vai beneficiar muita gente, principalmente os cobradores. Achei maravilhoso”, elogiou Ronnald.

Conforto para o cobrador

A nova estação também é motivo de satisfação para os cobradores das tarifas de embarque, que passam boa parte do dia trabalhando no local.

A cobradora que atendeu o primeiro dia de funcionamento da nova estação, Elialda Tortato, trabalha há seis anos como plantonista em estações-tubo e aprovou o novo formato com expectativas para a expansão do projeto. “Como plantonista eu já trabalhei em vários tubos por toda a cidade e posso dizer que esse é 'outra vida'”, afirmou.

O equipamento é a primeira entrega do projeto Novo Inter 2, que conta com U$ 106 milhões do contrato de financiamento do BID. Depois de aprovada a operação do equipamento, serão licitadas outras 11 prismas solares para o itinerário do Inter 2, conforme os estudos do Ippuc.

Novo Inter 2

As novas estações do Inter 2 fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, financiamento do BID para requalificação de quase 40 quilômetros de itinerário do Inter 2 e do Interbairros II, incluindo viadutos e pontes, com impacto em 28 bairros da cidade.

A primeira Estação Prisma também conta com ponto de locação de bicicletas compartilhadas, vagas para carros de aplicativos, além de calçamento com atenção à acessibilidade.