Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inter 2

População conhece plano de obras do novo viaduto Curitiba-Pinhais em reunião pública no Cajuru

Reunião pública apresenta o novo viaduto Curitiba-Pinhais na Regional Cajuru. Curitiba, 03/04/2025. FOTO: Isabella Mayer/SECOM

Moradores e comerciantes da região Leste de Curitiba e do município vizinho de Pinhais participaram, na noite desta quinta-feira (3/4), da reunião pública organizada pela Prefeitura de Curitiba para apresentar a estratégia de execução da obra do novo viaduto Curitiba-Pinhais, que ligará a Avenida Victor Ferreira do Amaral à Rodovia João Leopoldo Jacomel. O encontro foi realizado no Auditório da Rua da Cidadania do Cajuru e contou com a presença de quase 150 pessoas.

A obra integra o Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto Novo Inter 2, e prevê a construção de um viaduto de 155 metros de extensão e 25 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido, além de duas pontes marginais sobre o Rio Atuba. Cada ponte terá 35 metros de comprimento, duas faixas de rolamento e passeio para pedestres. Também está prevista a implantação de uma rotatória sob o viaduto e sistema viário complementar às estruturas.

Durante a reunião, o coordenador-geral da Unidade Técnico Administrativa (Utag), Márcio Teixeira, explicou características da obra e os cuidados adotados para reduzir os impactos à mobilidade. Os trabalhos estão sendo iniciados pelas pontes marginais, o que permitirá manter o tráfego no eixo principal praticamente inalterado nos primeiros meses de execução.

A abertura do encontro foi feita pelo administrador regional do Cajuru, Agostinho Crepvile Filho, que destacou a recente entrega do eixo requalificado da Avenida Victor Ferreira do Amaral pelo prefeito Eduardo Pimentel. “A atual gestão tem feito muitas obras e obras incríveis, com benefícios concretos”, afirmou.

O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destacou a melhoria na mobilidade entre os municípios que o novo viaduto irá proporcionar. “Esta obra é muito importante para a ligação de Curitiba com Pinhais e Piraquara, tanto para o transporte coletivo metropolitano quanto para o nosso Inter 2, tirando um gargalo significativo que temos ali hoje, onde há um semáforo de cinco tempos que segura muito o trânsito. A obra vai trazer um fluxo muito melhor para toda a população que utiliza esse corredor metropolitano”, afirmou.

A execução da obra será realizada pela empresa Castilho Engenharia. Está previsto o investimento de R$ 68,7 milhões, financiados pela Prefeitura de Curitiba e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“A reunião pública é uma exigência do agente financiador e também faz parte das boas práticas adotadas pela Prefeitura na condução de grandes obras. É uma forma de aproximar-se da comunidade para explicar o que será feito”, destacou Márcio Teixeira.

Muitos participantes consideraram o encontro esclarecedor. Paulo Juarez Andrade, de 47 anos, morador do Capão da Imbuia e técnico em eletrônica, contou que chegou à reunião preocupado com o impacto do viaduto no acesso ao bairro. “Eu achei que iam cortar o acesso direto que tenho ao vir de Pinhais, e que a gente ia ter que dar muita volta. Com a via marginal e a rotatória, parece que vai ficar até melhor para entrar para onde eu moro”, disse.

Ao longo da reunião, os participantes enviaram 44 contribuições por meio de formulários, incluindo dúvidas e observações sobre o projeto. Para quem ainda quiser encaminhar perguntas ou comentários, o link para o formulário permanecerá aberto até a próxima sexta-feira (11/4).

Inter 2

O projeto faz parte do Novo Inter 2, uma das maiores iniciativas de modernização do transporte coletivo de Curitiba. O Projeto Inter 2 vai promover melhorias nos 38 quilômetros do itinerário de duas das linhas mais carregadas da cidade, o Inter 2 e o Interbairros II. O impacto é direto na rotina de mais de 580 mil moradores de 28 bairros da capital e um total de 181 mil passageiros por dia útil. A iniciativa contempla a requalificação de vias, implantação de novos pavimentos e calçadas, nova iluminação pública e melhorias na drenagem.

Para quem não pôde participar presencialmente, a gravação da reunião será disponibilizada no canal da Prefeitura de Curitiba no YouTube. O conteúdo da apresentação inclui visualizações em 3D do projeto, explicações técnicas e os principais pontos do plano de execução.

Também estiveram presentes na reunião pública o secretário estadual de Administração e Previdência, Luizão Goulart; a deputada estadual Marli Paulino; o secretário municipal de Urbanismo de Pinhais, Emerson Santana Bento; os vereadores de Curitiba Renan Ceschin e Lais Leão; além de técnicos e servidores da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), da Superintendência de Trânsito (Setran), da Urbanização de Curitiba (Urbs), da Administração Regional do Cajuru e da Prefeitura de Pinhais.