Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Incentivo ao esporte

População conhece a aprova os novos equipamentos esportivos inaugurados em Curitiba

Revitalização da Praça Oswaldo Cruz - Curitiba, 26/11/2024. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Após a reinauguração, a Praça Oswaldo Cruz, localizada no Centro de Curitiba, se consolida como espaço de lazer e prática esportiva em Curitiba, atraindo grande público e promovendo o exercício físico.

Além da implantação de um novo parquinho inclusivo para a alegria das crianças e dos pais, um espaço play pet para os animaizinhos aproveitarem e a revitalização das calçadas, a praça se tornou um centro para a realização de esportes.

Já em um dos principais Centros de Iniciação Esportiva de Curitiba, o Parque Olímpico do Cajuru, uma nova parede de escalada ajuda a popularizar o esporte, que estreou nas Olimpíadas de Paris 2024.

Para toda a família

A tarde ensolarada de terça-feira (3/12) foi uma oportunidade perfeita para Onofre Ortega levar os filhos para jogar basquete na nova quadra poliesportiva inaugurada na Praça Oswaldo Cruz. A família de Onofre Ortega se mudou do México para Curitiba há três semanas e está morando temporariamente em um edifício próximo ao espaço de lazer.

“De nosso apartamento enxergamos muita gente fazendo esporte aqui, então também viemos aproveitar. A quadra, assim como toda a estrutura da praça é muito boa. Estamos gostando muito de morar em Curitiba, há muitas opções de passeios para as crianças”, comentou Onofre, na companhia de seus filhos Alana, 14, e Edrick, 9 anos.

O equipamento de 700 metros quadrados, é destinado à prática de vôlei, basquete, handebol e futebol. A praça também recebeu duas novas canchas de beach tennis e uma nova academia ao ar livre.

Assim como Onofre, Willian da Silva também levou a filha, de apenas 10 meses, para conhecer os novos equipamentos da Oswaldo Cruz. Ele conta que sua esposa trabalha em uma empresa em frente à praça, e que escutou elogios dos colegas dela, que relaxam no espaço no horário de almoço. 

“Eu aproveitei que estava com a minha filha e vim conferir. Já tinha vindo aqui antes, mas agora está muito mais bonito e com muitos brinquedos legais para trazer as crianças”, contou Willian.

Caminhadas mais seguras

Entre as melhorias da revitalização, a recuperação da pista de caminhada é uma das mais utilizadas. Os 450 metros de pista receberam um material específico para caminhadas e corridas, e foram aprovadas pelos usuários. Os amigos Ediel Neves e Leandro Rocha são adeptos da caminhada como exercício físico, e ficaram satisfeitos em saber que podem contar com o espaço seguro e adequado para sua atividade.

“A gente costuma andar na rua mesmo, mas viemos conhecer hoje a nova pista e ficamos muito satisfeitos. É melhor fazer o exercício em uma área específica para esse tipo de prática, e é muito importante que estejam disponíveis em áreas centrais da cidade, como aqui”,  

Escalada no Cajuru

Este ano, um esporte mais atual ganhou destaque no Parque Olímpico do Cajuru: a escalada esportiva, com a inauguração de um equipamento de excelência, em parceria com a Confederação Brasileira de Escalada Esportiva. São três paredes preparadas para as categorias Velocidade (Speed), Dificuldade/Guiada (Lead) e Boulder, disputadas nas Olimpíadas.

“Essa é a melhor parede de escalada esportiva do Brasil. Ela foi construída considerando todas as especificidades do esporte. A Prefeitura de Curitiba abriu os braços para a escalada e investiu no esporte e na parceria com a Confederação, e os resultados já estão sendo sentidos, estamos criando essa história juntos”, contou o presidente da CB Escalada, Thiago Campacci. 

O esporte já era ensinado nas aulas do Centro de Iniciação ao Esporte, pelo projeto Escola + Esporte = 10, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, para alunos de 6 a 17 anos, mas apenas na modalidade boulder. Com a nova estrutura, a escalada atraiu também um público mais velho, que realiza as aulas durante a noite.

“A parede também ajudou os pais a entenderem melhor sobre a escalada. As turmas infantis já estão bem desenvolvidas e vamos para competições, é sempre muito satisfatório e as famílias entendem que não é um esporte perigoso”, conta a professora Monique Gonçalves de Souza.

Para os alunos, a escalada é uma forma de se manter ativos fisicamente, e também desenvolve habilidades como coordenação motora, força e até memória. O curitibinha Bernardo dos Santos Costa pratica escalada no Parque Olímpico do Cajuru desde 2023 e já fez o nome em competições, garantindo medalhas de prata e bronze. “Eu faço vários esportes aqui, mas a escalada é o meu favorito. Gosto muito de vir pra aula”, conta.