Começou nesta sexta-feira (1/3) a oitava edição da consulta pública anual Fala Curitiba. Desde a zero hora, é possível usar a internet, de qualquer lugar, para opinar sobre as áreas em que a Prefeitura deve aplicar o dinheiro arrecadado com impostos e taxas. Também é possível, desde o começo da manhã, fazer o mesmo preenchendo os formulários impressos disponíveis no Fala Móvel, carros caracterizados com a marca da ação e com equipes de servidores para tirar dúvidas.
Essa é a primeira fase do Fala Curitiba 2024. Ela vai até 27 de março para a participação pelo Fala Móvel e 31 de março pela internet. Nessa etapa, os cidadãos com 15 anos ou mais poderão escolher entre 65 ações referentes a 17 políticas públicas.
“É muito importante que as pessoas participem e ajudem a Prefeitura a começar a definir as ações para o próximo ano”, frisa o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, que costuma acompanhar a realização das diferentes etapas da consulta.
Ideias para melhorar Curitiba
Morador do Bairro Alto há 40 anos, o operador de máquinas César Conrado de Souza Bisneto já assegurou sua participação. Foi pela unidade do Fala Móvel que esteve na esquina das ruas José de Oliveira Franco com Xingu nesta sexta.
“Foi a primeira vez e marquei as áreas mais importantes, na minha opinião, pensando em coisas que quero ver funcionando no nosso bairro”, disse o trabalhador. Na área cultural, exemplificou, gostaria de ter espaços para teatro e música. “É bom pra todas as idades”, disse.
Também participando pela primeira vez, a secretária aposentada Eugênia Bosinenko concorda com César. “Cultura é importante, atrai as pessoas para pensar em outros assuntos fora da rotina. Por isso, lugares perto de nós para espetáculos seria uma boa”, avaliou. Outra área indicada por Eugênia, que reside no Bairro Alto há 24 anos, é Obras Públicas. “Também queremos nossa rua asfaltada e sinalizada”, acrescentou.
Consulta em etapas
As sugestões apontadas nessa fase servirão para orientar a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária). Na prática, a partir dessas informações, a Prefeitura montará um plano para distribuição dos recursos entre as diferentes áreas administrativas com a ajuda dos moradores e de quem frequenta e gosta da cidade.
A participação do público, porém, não termina aqui. Ele voltará a dar sua opinião nas outras fases da consulta pública, pois o Fala Curitiba terá mais duas etapas - uma para sugerir obras e serviços para a LOA (Lei Orçamentária Anual), em que a Prefeitura recolhe sugestões para detalhar o que fazer com o dinheiro disponível do orçamento municipal em cada área temática). Na última, serão votadas as sugestões mais pedidas pelo público.
Serviço: Fala Curitiba 2024 - etapas
Primeira fase (LDO):
Início - 1º de março (sexta-feira)
Encerramento – 27/3 no Fala Móvel e 31/3 na internet
Segunda fase (Credenciamento de sugestões LOA):
Início – 1º de abril
Encerramento - 08 de maio, com reuniões de bairros
De 22/4 a 08/5
Terceira fase (Votação LOA)
Início - 11 de junho
Encerramento - 28 de junho, com Reuniões Regionais
De 24/6 a 28/6