Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inclusão

Políticas públicas de inclusão constroem uma Curitiba mais humana

Seminário Curitiba + Inclusiva, com Discussão de Políticas Públicas. Curitiba, 20/05/2016 - Foto: Gabriel Rosa/SMCS

Cerca de 150 pessoas participam do Seminário Curitiba + Inclusiva nas Políticas Públicas que acontece nesta sexta-feira (20), no Salão de Atos do Parque Barigui. O prefeito Gustavo Fruet participou da abertura e destacou a importância do papel da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e os programas que avançaram em relação ao protagonismo e acessibilidade em Curitiba.

“Nas últimas décadas, Curitiba teve muitas discussões sobre zoneamento, sistema viário e transporte público na sua agenda. Em nossa gestão, incluímos o compromisso de uma cidade mais humana e inclusiva com destaque para a acessibilidade” destacou Fruet.

O prefeito ainda enfatizou o empenho da integração das secretarias em promover acessibilidade e inclusão em novos projetos. “É preciso pensar nas diferentes dimensões da cidade. Todas as obras novas dispõem de acessibilidade. Mais do que isso, procuramos ajustar, melhorar e implementar o máximo possível de acessibilidade nos equipamentos da Prefeitura que no passado não foram pensados para as pessoas com deficiência”, disse o prefeito.

Fruet também destacou ações como o programa Acesso - que pega a pessoa em casa, leva para consultas de saúde e retorna às residências dos pacientes -, as construções adaptadas de novas moradias da COHAB; os semáforos inteligentes, que permitem uma travessia mais segura para idosos e pessoa com deficiência, e todo atendimento de inclusão realizado nas escolas municipais.

A multiplicidade de ações, projetos, programas e os investimentos contínuos feitos em acessibilidade e formação continuada dos profissionais da educação têm sido fundamentais para garantir o direito à educação para todos. Atualmente, a rede municipal de ensino tem estudantes de inclusão atendidos nas escolas municipais a partir de diferentes frentes e em turmas do o Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Salas de recursos multifuncionais, atendimento pedagógico dirigido e de crianças hospitalizadas, classes especiais e salas de recursos para altas habilidades são exemplos de serviços que atendem estudantes com deficiência.

O evento é promovido pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP). O seminário contou com a presença de servidores públicos, pessoas com deficiência, familiares, profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social, estudantes universitários e comunidade em geral.

"Me inscrevi no seminário para levar todo aprendizado das palestras e das políticas públicas da cidade no meu local de trabalho, que está buscando implementar políticas de acessibilidade", disse a administradora Josiane Maria Poleski, que é surda e acompanhou todo o evento por meio das intérpretes de Libras da Prefeitura.

“O apoio permanente do prefeito e da Câmara Municipal de Curitiba na área da pessoa com deficiência permitiram uma evolução no protagonismo e inclusão da cidade. Esse seminário marca um momento de política pública e respeito pelas diferenças”, disse a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.

O Seminário Curitiba + Inclusiva debate a necessidade de aprofundar a questão da deficiência como um tema transversal, tendo em vista a elaboração de políticas públicas que contemplem a diversidade do segmento de pessoas com deficiência, de forma que o debate contribua para a construção de uma cidade mais humana.

O objetivo do evento é debater gênero, direitos humanos e deficiência com a perspectiva de intensificar a efetivação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) por meio de políticas públicas.

O biólogo Jorge Amaro de Souza Borges, doutor em políticas públicas, abriu o circuito de palestras abordando o tema “A pessoa com deficiência na agenda pós 2015 da ONU: desafios e perspectivas para as políticas públicas”. “Esse seminário se insere no debate sustentável e ambiental que muda a perspectiva das políticas de inclusão, latente hoje na agenda da ONU”, disse Borges, que avalia Curitiba como uma cidade atuante e que tem referências de políticas de inclusão. “Curitiba é um dos municípios mais avançados do Brasil. Tem um ciclo de políticas públicas constituído com um conselho municipal, uma secretaria atuantes e ainda um plano municipal de políticas públicas além de um fundo com recursos para investimentos na área. É o sonho de muitas cidades”, finalizou Borges

O seminário terá ao longo do dia palestras com os seguintes temas:

- Deficiência, Gênero e as Políticas Públicas - Lívia Barbosa/Brasília, professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Política Social;

 - A Lei Brasileira de Inclusão e a construção de Políticas Públicas - Éverton Luís Pereira/Brasília, professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Antropologia Social);

- A transversalidade na construção do Plano Curitiba + Inclusiva Mirella Prosdocimo/Curitiba, Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Participaram do evento a secretária municipal de Educação, Roberlayne Borges Roballo; o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), Wilson Mokva; e os vereadores Pier Petruzziello e Felipe Braga Cortes.

Em alta