Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Exemplo de sucesso

Política ambiental de Curitiba vai inspirar ações em cidade do Espírito Santo

Secretária de Meio Ambiente de Linhares (ES), Flávia Barbosa Rodrigues, em visita a secretaria de Meio Ambiente e conferindo as iniciativas de Curitiba como Cambio verde e Ecocidadão - Curitiba, 26/01/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A preservação de áreas verdes, a gestão de resíduos sólidos e a arborização de Curitiba chamaram a atenção da secretária municipal de Meio Ambiente de Linhares, no Espírito Santo, Flávia Barbosa Rodrigues. Nesta quinta-feira (26/1) e sexta-feira (27/1), a gestora está na cidade para conhecer os principais programas implementados pela capital paranaense na área de sustentabilidade. 

Recebida pelo superintendente de Controle Ambiental, Ibson Campos, ela já conheceu a estrutura de trabalho da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba e as principais inovações da cidade, como o Curitiba Mais Energia, que busca incentivar o uso de energias renováveis para reduzir as emissões de gases que contribuem para as mudanças climáticas; e a volta da Família Folhas, campanha que hoje trabalha temas mais amplos, além da separação de recicláveis.

De acordo com Campos, a capital paranaense tem uma política ambiental sólida graças à continuidade da preocupação em diversas gestões da cidade, o que vem sendo reforçado pela gestão do prefeito Rafael Greca. 

“Essa criação de políticas públicas, aliada a um corpo técnico de qualidade, nos coloca na situação que temos hoje, com preservação de áreas verdes e a ocupação ordenada da cidade”, comentou.

Em Linhares, reforçou Flávia, a intenção é que a área ambiental acompanhe o crescimento industrial que a cidade vem percebendo nos últimos anos. “Por isso começamos a pesquisar e quisemos vir atrás de onde estão os melhores exemplos”, disse.

Na prática 

As visitas desta quinta-feira incluíram um dos 103 pontos do Câmbio Verde, de troca de recicláveis por alimento; e o barracão do programa Ecocidadão do Corbélia, uma das 40 associações que recebem e fazem a separação e venda dos resíduos recicláveis da coleta seletiva, o Lixo Que Não É Lixo.

Acompanhada da sua assessora Juliana Borges Guasti, Flávia ainda vai conhecer a estrutura de proteção à fauna silvestre; gestão da arborização viária; produção de flores; e algumas unidades de conservação da cidade, voltadas para preservação e contenção de cheias. A diretora de Educação Ambiental de Curitiba, Leila Maria Zem, também participa das visitas.