Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Interação

Plenária reúne gestores para ampliar estratégias do modelo Saúde 4.1

Plenária da SMS no salão de atos do Barigui. Na imagem: Beatriz Battistela, secretária municipal da saúde. Curitiba,06/04/2022. Foto:Luiz Costa/ SMCS.

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniu suas lideranças nesta quarta-feira (6/4), no Salão de Atos do Parque Barigui, para alinhar estratégias do modelo Saúde 4.1 para 2022. O Saúde 4.1 usa a tecnologia para ofertar atendimentos ainda mais humanizados e efetivos para o curitibano, contribuindo para a promoção do bem-estar da população.

Cerca de 300 gestores da SMS acompanharam a apresentação da secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, sobre os primeiros passos do Saúde 4.1. Este modelo foi desenvolvido durante a pandemia e está, gradativamente, ganhando novos serviços para o atendimento da população.

Entre as ações já conhecidas estão o aplicativo Saúde Já Curitiba, o prontuário eletrônico e-Saúde e a Central 3350-9000, que possibilita uma série de serviços aos usuários por telefone. 

“Depois da covid-19, estamos retomando todos os nossos serviços, mas não do mesmo jeito. Colocamos a Saúde em um modelo 4.1 para um atendimento mais personalizado”, afirmou Beatriz.

A população já vivencia esse modelo nos serviços ofertados em ferramentas como o Aplicativo Saúde Já – fundamental para a agilidade na vacinação contra a covid-19, recebimento de resultados de testagem e emissão de certificado digital da imunização, por exemplo. Novas funções estão sendo planejadas, como a entrega de resultados de exames e outras interações.

Já a Central 3350-9000, criada para atender dúvidas na pandemia, vai facilitar cada vez mais o acesso a serviços e informações do SUS curitibano - sobre calendário vacinal e saúde das gestantes e puérperas, por exemplo - sem que o usuário precise sair de casa.

A SMS também vai reformular seu site para maior interação com profissionais da Saúde, prestadores de serviços à SMS e população em geral.

O prontuário eletrônico e-Saúde ganhou uma versão mobile e já foi usado para a vacinação nos drive-thrus, com atualização online das informações. Deve ganhar novas funções que permitam levar a Saúde digitalmente para além das portas das unidades de atendimento.

Felicidade como Ciência

Durante a plenária, os gestores também acompanharam a palestra “A ciência da felicidade. O que a Saúde tem a ver com isso?”, feita pelo idealizador do Congresso Internacional de Felicidade e cofundador do Centro de Estudos de Felicidade, Gustavo Arns.

O objetivo foi chamar a atenção das equipes para a importância de pensar a felicidade como algo a ser construído e não somente uma abstração. O tema é relevante para a SMS, que tem em sua visão a intenção de promover uma cidade mais saudável e feliz nos próximos anos.

“Felicidade envolve saúde física, mental, emocional, relacional e espiritual e investir em equipes mais satisfeitas com seus ambientes de trabalho é essencial para que possam transmitir isso aos usuários. Um primeiro passo é conhecer mais sobre o tema, afinal, todos querem ser mais felizes, mas poucos de nós paramos para refletir sobre o assunto”, destacou o palestrante.

Arns ressaltou que a felicidade é atualmente tratada como Ciência e está na pauta mundial. Tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) a associa à qualidade de vida das populações e compila anualmente o Relatório Global de Felicidade. O documento classifica a felicidade global em mais de 150 países ao redor do mundo – este ano, o Brasil ficou na 38ª posição. 
 

Em alta