O secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, participou, na tarde desta quarta-feira (20/3), de uma das plenárias do Smart City Expo Curitiba 2024, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O tema foi (Re)interpretando cidades para a Inteligência Artificial do futuro: o que isso significa?.
Jarschel apresentou importantes iniciativas da Prefeitura de Curitiba e lembrou que o prefeito Rafael Greca costuma enfatizar aos secretários que a inovação e a inteligência artificial são válidas se forem também um processo social.
"Acima de tudo, temos que pensar no cidadão", afirmou Jarschel à plateia.
O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.
O secretário da Smap falou dos mais de 600 serviços digitais disponibilizados pela Prefeitura de Curitiba para uso da população e dos servidores, do uso do thin client no lugar dos desktop tradicionais, equipamentos que ficam integrados a um desktop virtual. Falou ainda do Wi-fi Curitiba, a internet pública gratuita, da versão web do Sistema Único de Protocolo (SUP), denominada e-SUP. Também destacou a importância de a Prefeitura ter mais de 300 servidores prontos para utilizar os recursos de business intelligence (BI).
"Isso nos ajuda a propor uma nova cultura capaz de gerar inteligência a partir de dados", disse Jarschel. Ele destacou o Hipervisor Urbano, a Muralha Digital e a importância da inteligência artificial no CPPGM, o Controle de Processos da Procuradoria-Geral do Município.
"As informações estão em todos os lugares e a partir delas vamos poder tomar as decisões certas", completou o secretário.
O vice-presidente de Negócios da Ligga, Rafael Marquez, enfatizou a importância do ecossistema de inovação existente em Curitiba.
O presidente da consultoria norte-americana Energinet, William Furlow, fez questão de dizer como se sentiu na cidade. "Fiquei impressionado com Curitiba. Vocês fizeram um grande trabalho", disse no encerramento da plenária.
Também participou o diretor de Planejamento e Operações de América Latina da Dassault Systemes, Luis Kondo. A mediação foi feita por Marcos Buson.
Experiências da Smap
Também nesta quarta-feira (20/3), representantes da Superintendência de Administração da Smap apresentaram alguns dos seus projetos no Smart Plaza Vale do Pinhão.
A superintendente Alessandra Calado de Melo Paluski falou da importância da área para o bom funcionamento dos programas e projetos da Prefeitura.
O diretor do Departamento de Gestão do Arquivo Público, Rubens Alves Góes Zampieri, fez uma provocação à plateia: "O arquivo não é só um depósito de papel". Ele destacou a digitalização dos documentos. Além de armazenar o que é importantes para a memória da cidade, o Arquivo Público cuida da preservação e difusão dos documentos públicos de Curitiba.
A diretora do Departamento de Licitação e Gestão de Compras, Fabiola Robert Coneglian, falou de inovação nos contratos da Prefeitura de Curitiba e da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021), a NLLC. A equipe da Smap tem visitado as diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba para falar do assunto.