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Smart City Expo Curitiba 2024

Plenária apresenta transformação de Curitiba em Destino Turístico Inteligente

Segundo dia do Evento Smart City Expo 2024 no pavilhão de exposições do Parque Barigui. Na imagem Tatiana Turra Pres. do IMT participa do painel Destinos turísticos em transformação - Curitiba, 21/03/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra, participou nesta quinta-feira (21/3) da plenária Destinos Turísticos em Transformação: Modelo Brasileiro, no Smart City Expo Curitiba, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.

Apresentado pela diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel, o debate contou também com a participação da diretora da Acelera Brasil, agência de viagens corporativas e coordenadora do projeto Mice Curitiba, Angélica Molteni.

“Pelas boas experiências, Curitiba é um case de destino turístico em transformação que o Ministério gosta de apresentar”, disse Bárbara Blaudt Rangel na abertura da plenária.

Tatiana Turra apresentou uma linha do tempo das ações desenvolvidas por todo o ecossistema de turismo local para a transformação de Curitiba em um Destino Turístico Inteligente (DTI). Destacou como a capital do Paraná, amplamente conhecida pelas suas soluções urbanas, assumiu durante a gestão do prefeito Rafael Greca o desafio de levar a inovação para dentro do setor turístico.

Curitiba está entre os maiores destinos turísticos do Brasil. A cidade recebe, anualmente, mais de 7,4 milhões de turistas. "Concluímos 2023 entre os dez destinos mais procurados na plataforma Google. No verão, quando todos buscam praias, estávamos entre o 10º e o 15º destino mais procurado por turistas de toda a América Latina”, disse Tatiana.

 

Resultados

De acordo com a presidente do IMT, Curitiba quer seguir sendo forte referência ao turismo de eventos, mas também se consolidar como destino de lazer e negócios. Ela apresentou estratégias para desenvolver o setor que já apresenta resultados positivos, como a ampliação do tempo de permanência do visitante e aumento do gasto médio diário do turista na capital do Paraná.

A articulação das ações da administração pública com os diferentes atores do segmento - empresas aéreas, grandes redes hoteleiras mundiais, pequenas empresas - e a adoção da metodologia do Instituto de Turismo Inteligente como proposta de gestão também foram destacadas por Tatiana.

Prefeitura 4.0

A implantação da Prefeitura 4.0, além da ativação, em agosto de 2020, de um ecossistema para o trabalho conjunto envolvendo Instituto Municipal de Turismo, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Fecomércio, Sebrae, sociedade civil, associações, startups e empresas do setor, foram apresentadas pelo êxito obtido.  

Tatiana abordou outras iniciativas, como a realização da primeira Feira de Destinos Turísticos e Inteligentes na cidade, premiações nacionais e internacionais; a ampliação do uso de espaços públicos; o portal Curitiba Criativa, de divulgação e comercialização da produção de artesãos; e o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, que a cada edição atrai milhões de espectadores e beneficia economia local.

Os participantes puderam saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo IMT nos eixos de inovação, tecnologia e sustentabilidade e do planejamento das ações futuras, até 2023.

Prêmio Ibero-Americano

O Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes no segmento Destino, na categoria Inovação, concedido a Curitiba no último domingo (17/3), também foi abordado. O prêmio foi conferido ao projeto Conexão Curitiba DTI como reconhecimento internacional do esforço do município em iniciativas de turismo inteligente.