A presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra, participou nesta quinta-feira (21/3) da plenária Destinos Turísticos em Transformação: Modelo Brasileiro, no Smart City Expo Curitiba, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.
Apresentado pela diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel, o debate contou também com a participação da diretora da Acelera Brasil, agência de viagens corporativas e coordenadora do projeto Mice Curitiba, Angélica Molteni.
“Pelas boas experiências, Curitiba é um case de destino turístico em transformação que o Ministério gosta de apresentar”, disse Bárbara Blaudt Rangel na abertura da plenária.
Tatiana Turra apresentou uma linha do tempo das ações desenvolvidas por todo o ecossistema de turismo local para a transformação de Curitiba em um Destino Turístico Inteligente (DTI). Destacou como a capital do Paraná, amplamente conhecida pelas suas soluções urbanas, assumiu durante a gestão do prefeito Rafael Greca o desafio de levar a inovação para dentro do setor turístico.
Curitiba está entre os maiores destinos turísticos do Brasil. A cidade recebe, anualmente, mais de 7,4 milhões de turistas. "Concluímos 2023 entre os dez destinos mais procurados na plataforma Google. No verão, quando todos buscam praias, estávamos entre o 10º e o 15º destino mais procurado por turistas de toda a América Latina”, disse Tatiana.
Resultados
De acordo com a presidente do IMT, Curitiba quer seguir sendo forte referência ao turismo de eventos, mas também se consolidar como destino de lazer e negócios. Ela apresentou estratégias para desenvolver o setor que já apresenta resultados positivos, como a ampliação do tempo de permanência do visitante e aumento do gasto médio diário do turista na capital do Paraná.
A articulação das ações da administração pública com os diferentes atores do segmento - empresas aéreas, grandes redes hoteleiras mundiais, pequenas empresas - e a adoção da metodologia do Instituto de Turismo Inteligente como proposta de gestão também foram destacadas por Tatiana.
Prefeitura 4.0
A implantação da Prefeitura 4.0, além da ativação, em agosto de 2020, de um ecossistema para o trabalho conjunto envolvendo Instituto Municipal de Turismo, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Fecomércio, Sebrae, sociedade civil, associações, startups e empresas do setor, foram apresentadas pelo êxito obtido.
Tatiana abordou outras iniciativas, como a realização da primeira Feira de Destinos Turísticos e Inteligentes na cidade, premiações nacionais e internacionais; a ampliação do uso de espaços públicos; o portal Curitiba Criativa, de divulgação e comercialização da produção de artesãos; e o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, que a cada edição atrai milhões de espectadores e beneficia economia local.
Os participantes puderam saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo IMT nos eixos de inovação, tecnologia e sustentabilidade e do planejamento das ações futuras, até 2023.
Prêmio Ibero-Americano
O Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes no segmento Destino, na categoria Inovação, concedido a Curitiba no último domingo (17/3), também foi abordado. O prêmio foi conferido ao projeto Conexão Curitiba DTI como reconhecimento internacional do esforço do município em iniciativas de turismo inteligente.