Nesta sexta-feira (25/4), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou do plantio simbólico de mudas de árvores no terreno onde está sendo construído o novo Complexo Pequeno Príncipe, no bairro Bacacheri. A ação teve como objetivo neutralizar as emissões de carbono geradas pelo Jogo das Estrelas – Barça Legends x Pelé Pequeno Príncipe Legends, realizado em 17 de novembro de 2024, na Ligga Arena.
O plantio reuniu representantes da área ambiental, esportistas, autoridades e colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe.
“A gente planta hoje não só árvores, mas um legado. É uma honra representar a cidade neste gesto que simboliza cuidado com o meio ambiente, com a saúde e com o futuro das crianças. Estive no Jogo das Estrelas com meus três filhos e hoje fechamos esse ciclo de forma simbólica e responsável, ao lado de campeões mundiais e de tantos parceiros comprometidos com Curitiba”, disse o prefeito.
A ação também marca um momento importante para o Complexo Pequeno Príncipe, que terá a primeira fase concluída até o fim do primeiro semestre de 2027, abrigando um hospital e uma universidade voltados à atenção integral à saúde infantojuvenil.
“O jogo que celebramos em novembro não foi apenas uma partida, foi um movimento de solidariedade, de conscientização e de engajamento com causas essenciais. O plantio de hoje simboliza esse compromisso contínuo”, destacou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.
Participaram da ação ambiental Flávia Kurtz Arantes do Nascimento, filha de Pelé, e ex-jogadores como Ricardinho (Pelé Pequeno Príncipe Legends), Edmilson e Adriano (Barcelona Legends). Também participaram o preparador físico Carlinhos Neves, o climatologista Carlos Nobre, a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, além de profissionais de saúde e colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe.
O legado do jogo
Realizado em novembro de 2024, o Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends lotou a Ligga Arena com 28 mil torcedores e marcou as comemorações dos 105 anos do Hospital Pequeno Príncipe. O evento reuniu grandes nomes do futebol mundial em um espetáculo promovido para arrecadar fundos e ampliar a visibilidade das causas da saúde infantojuvenil.
Além da festa nas arquibancadas e da presença de uma arbitragem exclusivamente feminina, o jogo também teve como destaque o compromisso com a sustentabilidade, com o cálculo e a neutralização da emissão de gases de efeito estufa associados ao evento.