Os cerca de 1,4 mil trabalhadores que tomaram posse como servidores municipais de Curitiba em 2024 podem contar com os benefícios oferecidos pela Prefeitura aos seus servidores de carreira. E quem já é servidor há algum tempo, pode aderir aos benefícios, se ainda não fizer parte.
O plano de saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) é uma destas opções. O desconto mensal representa 3,9% da remuneração bruta e permite ao novo servidor contar com um plano de saúde completo, que inclui ainda atendimento odontológico.
O plano tem coparticipação e permite a inclusão de cônjuge e filhos menores, sem custo adicional (plano enfermaria). O importante é que o servidor agende o atendimento no ICS em até 30 dias, a partir da posse, para que possa utilizar o plano sem necessidade de cumprir os prazos de carência, conforme estabelece a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para planos em todo o país.
Alerta
Devido ao grande número de novos servidores tomando posse desde as primeiras semanas de 2024, algumas pessoas têm tido dificuldade para agendar o seu atendimento. A inclusão no plano de saúde só pode ser feita depois que o servidor estiver com sua matrícula ativa no sistema do plano de saúde.
Por essa razão, a recomendação é para que o servidor que queira ativar o plano, primeiramente, entre em contato por telefone para que a equipe do ICS possa fazer um pré-cadastro e o agendamento. Os telefones são: 3330-6134 ou 3330-6044. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Caso o servidor encontre o telefone ocupado, basta insistir, pois a equipe está dedicada ao atendimento de todos.
Para marcar o seu horário, o servidor também pode utilizar o serviço pelo site do ICS, informando CPF e telefone. Novas vagas são disponibilizadas diariamente. Também neste caso, a ligação para o ICS é recomendável para que o servidor não perca a viagem, caso a sua matrícula não esteja ativa no sistema.
O ICS tranquiliza os novos servidores quanto ao plano de saúde. Todos os que quiserem agendar o atendimento e fazer a inclusão no plano serão atendidos.
Seguro de vida
A Prefeitura de Curitiba também proporciona seguro de vida em grupo, com valores acessíveis e coberturas diferenciadas. Gerenciado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), é resultado da parceria entre a Prefeitura e a seguradora que, desde 2022, é a Icatu. O Imap é denominado estipulante do seguro e supervisiona toda a prestação do serviço.
Ele protege contra morte e invalidez por acidente e doença, é exclusivo para os servidores e pode ser estendido aos cônjuges. O valor referente ao seguro é descontado no contracheque do servidor todos os meses.
Todas as informações ficam disponíveis no site do Imap.
Tire suas dúvidas sobre o seguro da Icatu AQUI.
Servidores que ainda não têm o seguro de vida em grupo e queiram contratar devem comparecer ao escritório da SegSul Corretora de Seguros, na Avenida Cândido de Abreu, 776 – Sala 1403, no bairro Centro Cívico. Os telefones são: (41) 3042-2518 e (41) 99141-8103 (whatsapp). O e-mail é atendimento@segsulseguros.com e o site é www.segsulcorretora.com.br.
Previdência complementar
Servidores da Prefeitura de Curitiba podem ter plano de previdência complementar, uma forma fácil e segura de fazer a sua poupança previdenciária para o momento da aposentadoria. A CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba) é a responsável. Curitiba foi a primeira capital a ter um plano nestes moldes voltado aos seus servidores municipais.
A ideia é que ela complemente a renda do servidor quando ele se aposentar pelo regime próprio de previdência, que é responsabilidade do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba. O vínculo com o IPMC é obrigatório a todos os estatutários, já a CuritibaPrev é uma escolha de cada servidor.
A possibilidade de ter a previdência complementar está prevista na Constituição Federal desde 2019 e é válida aos municípios, estados e governo federal.
Para quem é servidor estatutário novo na Prefeitura de Curitiba, a inclusão é feita de forma automática, e a previdência complementar é patrocinada, ou seja, o servidor contribui todo mês e o município também. A soma das contribuições mensais do participante e do patrocinador fica vinculada ao CPF do servidor. O dinheiro guardado anualmente pode ser deduzido na declaração anual do imposto de renda da pessoa física.
Para mais informações, basta entrar em contato com a CuritibaPrev pelos telefones 3350-9604 e 3350-9040. A equipe também atende por whatsapp: (41) 98423-9192. O e-mail é curitibaprev@curitibaprev.com.br . A contratação é feita por meio da seguradora especializada em gestão de benefícios previdenciários de risco – Mag.