Representantes da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) receberam, na manhã desta segunda-feira (1/7), na sede da secretaria, integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc).
Na primeira reunião para debate da pauta de negociação apresentada pelo Sismuc, foram tratados de temas relacionados ao plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), ao Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC) e os relativos à saúde dos trabalhadores.
A diretora do Departamento de Saúde Ocupacional, Fernanda Zwir, que comandou a reunião ao lado do assessor da Superintendência de Gestão de Pessoal, Willian Koit Lubke, destacou que a Saúde Ocupacional planeja acompanhar mais de perto os programas oferecidos pelo ICS aos beneficiários, para que sejam divulgados entre os servidores e para que as chefias liberem os trabalhadores para participação, quando for necessário.
O Sindicato foi informado que os servidores podem procurar o Departamento de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (Daps) para conhecer os programas oferecidos pelo ICS. Atualmente, o ICS oferta dez programas aos seus beneficiários, dentre eles o Cuidando de Quem Cuida e o +Plural, instituídos em 2023, ano em que o ICS implementou novas ações para o monitoramento e bem-estar dos beneficiários.
O diretor Administrativo Financeiro do ICS, Elcio Casagrande, informou aos dirigentes do Sismuc que o Instituto não pode ser transformado em autarquia, conforme questionamento do Sindicato. Casagrande explicou que o ICS é um plano de saúde da modalidade de autogestão e segue uma série de normativas estabelecidas para todo o país e está entre as melhores operadoras no ranking da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O diretor destacou a ampliação do número de médicos que atendem os beneficiários no Centro Médico do ICS, no Rebouças, passando de 78 para 114 profissionais.
Quanto à inclusão dos pais dos servidores como beneficiários, ele lembrou que o plano já oferece a possibilidade de atendimento de filhos até 38 anos como dependentes. E declarou que o plano de ICS é para uso exclusivamente em Curitiba. Ele ressaltou que o ICS oferece a opção do teleatendimento, que permite ao beneficiário a realização de consulta a distância.
As duas áreas representadas (ICS e IPMC) informaram que os sindicatos já participam das reuniões dos Conselhos dos dois institutos.
As representantes do IPMC foram a assessora técnica do IPMC, Mariella Vicco Pereira, e a gerente de Concessão de Benefícios, Fernanda Ferro.
As reuniões com o Sismuc seguem nas próximas semanas com a discussão de outros itens da pauta. Os servidores podem conferir as atas das reuniões com os sindicatos acessando o Portal do Servidor, no link Documentos da Negociação Sindical.