Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Equidade

Plano de Ação de Gênero do Caximba recebe reconhecimento internacional de boas práticas

Plano de Ação de Gênero do Caximba recebe reconhecimento internacional de boas práticas. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O Plano de Ação de Gênero (PAG) do Bairro Novo do Caximba foi reconhecido como boa prática de aplicação de ações de gênero pela Unidade de Gênero de Município do Mercocidades, rede de municípios de países que participam do Mercado Comum do Sul. A rede é formada por 380 cidades de 11 países, em que habitam 120 milhões de pessoas. A cerimônia de reconhecimento do PAG será durante a Cúpula do Mercocidades, entre 4 e 6 de dezembro, na Argentina.

Na primeira semana de novembro, o PAG teve mais uma etapa de monitoramento e rodada de aprendizado. A consultoria Foz, contratada pela Agência Francesa de Desenvolvimento para executar o plano elaborado pela equipe técnica intersetorial da Prefeitura, promoveu encontros de trabalho e a verificação do andamento das ações pela equidade de gênero e redução da violência contra mulheres, crianças e adolescentes na Vila 29 de Outubro, área de ação do Projeto de Gestão Climática do Bairro Novo da Caximba.

“O reconhecimento do PAG é um prêmio à dedicação de cada profissional envolvido nesse desafio de promoção de equidade de gênero em um território tão desafiador”, avalia Elenice Malzoni, coordenadora da Assessoria de Direitos Humanos (ADH), da Secretaria do Governo Municipal (SGM). A ADH coordena a execução do PAG na comunidade, com o suporte da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), área da Prefeitura que faz a gestão dos contratos multilaterais do município.

Os monitoramentos permitem corrigir rotas e aprimorar os dados coletados nas ações. Essas informações são fundamentais para a construção de políticas públicas que expandem os impactos do PAG. 

Escutas

Além de reuniões de trabalho com as equipes das secretarias envolvidas na elaboração e aplicação das ações de gênero – Saúde, Ação Social, Esporte, Lazer e Juventude, Educação, Segurança Alimentar, entre outras – a consultoras também realizaram escutas da comunidade e promoveram a terceira edição da Pílulas do Conhecimento, momento de atualização e formação dos servidores em temáticas de gênero.

Durante a escuta da comunidade, formada por mulheres moradoras da Vila 29 de Outubro e arredores, as participantes puderam expor impressões sobre o projeto e também seus principais desafios na rotina de combate às adversidades climáticas e sociais. 

“Já estou morando na minha casa nova e custo a acreditar que agora moro num lugar limpo. Tanto que não perdi o hábito de limpar meu pé a todo momento”, disse Ivoneide Alves.

Gislaine Marcondes, que também participou do grupo de escuta da comunidade, declarou estar muito satisfeita com o projeto. O marido dela é contratado da empresa Sial, executora das fases 1 e 2 das unidades habitacionais. 

O envolvimento das mulheres nas ações de promoção de trabalho e protagonismo feminino é comovente, como o relato de Rosemeri Coelho, artesã que não perde oportunidade de aprender novas técnicas nos cursos oferecidos pela FAS na Vila 29 de Outubro.

Lançado em setembro de 2023, as ações do PAG foram desenvolvidas ao longo de 18 meses, coordenadas pela ADH e a participação de 13 diferentes setores da administração municipal. São 127 ações transetoriais, elaboradas em um processo construtivo coletivo, que envolveu servidores (as), gestores (as), especialistas e a comunidade, estruturadas em nove eixos que se complementam: acesso à educação e informação; autonomia; trabalho e geração de renda; promoção da saúde; segurança alimentar e nutricional; lazer, esportes, cultura e bem-estar; mobilidade; segurança e bem-estar, participação em espaços de tomada de decisão e gestão pública. 

Ao longo de 2024, 12 ações já foram concluídas e outras 67 estão em andamento.   



Em alta