Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço 2023

Pirâmide Solar irradia a sustentabilidade renovável de Curitiba para o mundo

Prefeito Rafael Greca com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, lança no Palácio Solar 29 de Março, a exposição do Museu de História Natural sobre a fauna curitibana e o livro Inventário da Fauna de Curitiba 2023. Curitiba, 05/06/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Dona do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo, Curitiba também brilhou em 2023 ao usar a energia gerada pelo sol de forma inteligente e sustentável. Inaugurada em 29 de março de 2023, aniversário da cidade, a Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba já gerou 2.549.304 kWh (kilowatts/hora), o que representou uma economia de R$ 1.513.538,00 aos cofres da Prefeitura de Curitiba. 

Em 2023, a capital paranaense também ganhou mais um parque, o Rio Bonito do Tatuquara, no bairro Campo de Santana, e começou a incentivar os moradores a fazerem a compostagem doméstica com o programa COM-POS-TE Curitiba. A cidade também chegou ao número de 430 mil árvores plantadas desde a primavera de 2019, dentro do Desafio 100 mil árvores para Curitiba.

Uma cidade inteligente é sustentável no dia a dia

O trabalho pela sustentabilidade ambiental ajudou Curitiba a conquistar o prêmio de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023 na principal categoria do World Smart City Awards, entregue ao prefeito Rafael Greca em Barcelona, na Espanha. Conheça algumas iniciativas:

Curitiba Mais Energia

Toda a energia gerada pelos 8,6 mil painéis da Pirâmide Solar foi distribuída para 269 prédios públicos da Prefeitura de Curitiba. O total gerado até agora, 2.549.304 kWh, daria para suprir 2 mil casas por seis meses ou 12 mil durante um mês (residências com família de quatro pessoas).

Terminais solares

O Terminal Boqueirão está com todo o telhado pronto para geração de energia fotovoltaica. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente instalou no local 756 painéis fotovoltaicos e a geração da energia limpa deve começar já no início de 2024.

Também estão em obras a instalação de painéis nos telhados dos terminais Santa Cândida e Pinheirinho. Esses trabalhos serão concluídos em 2024. Além disso, está prevista a licitação para instalação dos painéis do Curitiba Mais Energia no telhado da Rodoferroviária. 

Quando todos os projetos do Curitiba mais Energia estiverem funcionando, será possível gerar cerca de 60% do consumo dos prédios públicos da Prefeitura com energia renovável e limpa do sol.

Além da Pirâmide Solar de Curitiba, fazem parte do Curitiba mais Energia os módulos instalados no Palácio 29 de Março (sede da Prefeitura, no Centro Cívico), no Complexo Imap - Salão de Atos no Parque Barigui, na Galeria Quatro Estações do Jardim Botânico e na Fazenda Urbana do Cajuru. O programa ainda conta com a Central Geradora Hidrelétrica Nicolau Klüppel, na queda d’água do Parque Barigui.

Áreas verdes protegidas

Ao longo de 2023, a Prefeitura incentivou a criação de novas áreas verdes na cidade. Curitiba é a capital com maior patrimônio natural no Brasil, tendo sido reconhecida pela Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN) como a capital com o maior número de RPPNMs no país.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, destacou que as reservas particulares ajudam a capital a ser uma das cidades mais verdes do mundo. “As reservas particulares são um ato voluntário dos proprietários e significam que essas áreas serão preservadas para sempre”, disse Marilza.

Ao todo são 60 Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal que totalizam 792 mil m² de áreas verdes particulares, protegidas em Curitiba.

Somente nesta gestão do prefeito Rafael Greca, a partir de 2017, foram criadas 43 reservas, que totalizam 632.472,61 m² de áreas preservadas.

Resíduos sólidos

O ano também teve avanço para a gestão dos resíduos sólidos em Curitiba e região metropolitana. A Prefeitura assinou em maio um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), durante a 53ª Assembleia do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol).

O CDRU (Combustível Derivado de Resíduos Urbanos) é um substituto energético do coque de petróleo, utilizado como combustível para a fabricação de cimento.

Com a substituição do coque de petróleo pelo CDRU, é possível reduzir significativamente as emissões de carbono, contribuindo para diminuir impactos das mudanças climáticas. 

Proteção Animal

A Prefeitura de Curitiba fez 22 mil castrações gratuitas de cães e gatos em 2023. Desde 2017, já foram beneficiados 115.300 cães e gatos pelo Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura de Curitiba.

Além de prevenir o abandono de animais nas ruas da cidade, a castração apresenta vantagens na saúde dos pets, já que pode evitar o aparecimento de tumores e outras doenças.

Muriquis e revitalização no Zoológico

Um novo morador passou a viver no Zoológico de Curitiba em 2023. O filhote de muriqui-do-sul nasceu em setembro na unidade. Os muriquis são uma das espécies mais ameaçadas de extinção. No mundo inteiro existem apenas 11 indivíduos da espécie em zoológicos. Destes, sete estão em Curitiba (seis no Zoo, incluindo o novo filhote, e uma no Passeio Público).

A Prefeitura está executando obras que envolvem uma revitalização geral do Zoo, concluiu a criação dos novos recintos para felinos e está construindo um amplo espaço para o casal de harpias.

Os serviços também são de melhorias nas vias de acesso dos visitantes ao Zoo e vias internas com implantação de asfalto, pinturas, lavagem de telas, melhorias nas calçadas e recuperação dos três banheiros públicos. 

Curitiba radical

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente começou um grande serviço de manutenção que inclui reforma, requalificação e revitalização de todas as pistas da cidade. 

Já foram entregues as reformas nas pistas do Jardim Ambiental, no Alto da XV, da Praça Soldado Wagner Alves Sampaio, no Tatuquara, a que fica ao lado do Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, no Bacacheri, da Praça Bernardo Manoel Hostin, no Bairro Alto, da pista da Vitória Régia, na CIC, e a pista de skate Saturno, no Santo Inácio. 

Estão em obras a pista na praça Piazza San Marco, em Santa Felicidade, e a da Praça José Luiz Franceschi, no Sítio Cercado. Os investimentos da Prefeitura de Curitiba nos serviços são de R$ 2,8 milhões. 

A reforma da pista Avelino Vieira foi entregue no fim de julho em comemorada pelos skatistas. “Ficou perfeita a reforma, profissional, igual uma pista gringa. A gente ainda nem acredita que ficou assim”, disse Luiz Felipe, conhecido entre os skatistas como Happy Feet.